Cotidiano

Governador do Ceará pede dinheiro a Temer para transposição do São Francisco

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer recebeu do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), um pedido para que o governo federal injete recursos na transposição do Rio São Francisco. O petista reclamou que a seca está muito dura no Nordeste e que é preciso destravar as obras que levarão alívio ao sertão. Segundo auxiliares de Temer, ele disse que vai estudar o que pode ser feito e explicou que está consultando o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as previsões legais para que ele possa editar medidas provisórias de créditos suplementares.

Para tratar do assunto, Temer convocou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com quem se reuniu no fim da tarde desta terça no Palácio do Planalto. Ele também quer ouvir o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB-PA), sobre o andamento das obras no São Francisco.

O Planalto está temeroso de incorrer nas mesmas irregularidades fiscais que a presidente afastada Dilma Rousseff cometeu e que acabou levando à autorização de seu processo de impeachment no Congresso. Para liberar a ajuda de R$ 2,9 bilhões ao governo do Rio, o governo federal lançou mão de cuidados extras, como a edição de uma MP pedindo autorização do Tesouro para fazer o repasse, e demorou mais de uma semana para efetivar a transação.