RIO – A estação de trem da Vila Militar do Ramal Santa Cruz foi entregue nesta quarta-feira, após sete meses de reforma. Esta é a terceira das seis estações a serem renovadas para a Olimpíada do Rio, por serem consideradas ?estratégicas?. Durante a solenidade, estiveram presentes o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e o presidente da SuperVia, José Carlos Prober. Ao todo, o investimento custou cerca de R$ 250 milhões à concessionária.
Apesar disso, para o estudante Naldo Fernando Melo, de 18 anos, que desce de trem na Vila Militar três vezes na semana, a reforma da estação não foi suficiente para a melhoria do sistema.
? A estação ficou legal, mas o problema é que o transporte continua a mesma coisa. Tem que ter mais trens, para ter um intervalo menor entre eles. A superlotação é insuportável ? critica. jogos
Questionado sobre os intervalos das composições, o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, admitiu que há espaço para melhorias:
? Estamos trabalhando para melhorar a segurança na via, para que os trens possam atingir velocidade maiores e possam transportar mais pessoas com um menos intervalo de tempo ? afirmou.
Para a copeira Maria Mirtes, de 53 anos, o intervalos das composições é sempre uma incógnita. Moradora de Anchieta, ela usa o trem todo dia para chegar no trabalho, no Centro do Rio.
? Não importa o sentido, os trens estão sempre atrasados. A gente sabe que se perder o trem, já era. Demora demais. Final de semana então, é só de hora em hora, mas sem horário fixo. A gente não pode nem se planejar ? lamenta.
Os trens da linha de Santa Cruz que, segundo SuperVia, estavam com um intervalo de oito minutos ontem, chegaram a demorar 21 minutos entre as composições. Já no Ramal Deodoro, em que os trens deveriam ter um intervalo de seis minutos, eles chegaram a demorar 11 minutos para sair.
? No início, de seis em seis minutos chegava um trem. Agora eles relaxaram bem em relação a isso ? contou a secretária Maristela de Castro, de 55 anos.
Além da Vila Militar, Ricardo de Albuquerque e Magalhães Bastos, entregues este ano, outras três estações ainda permanecem em obra: Deodoro, Engenho de Dentro e São Cristóvão. Apesar de as três estarem previstas para serem entregues até o inícios dos Jogos, as obras ainda estão em andamento. A estação de São Cristóvão, em especial, encontra-se tomada por tapumes e grades. Inicialmente, a previsão era de que todas as seis estações seriam entregues até abril deste ano. Em nota, a SuperVia garantiu os espaços estarão prontos até agosto.
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