RIO- O relatório “Education at a Glance 2016”, divulgado nesta quinta-feira pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), colocou o ensino médio do país mais uma vez no centro das discussões. O Brasil está entre os países com menor índice de matrículas no médio profissionalizante em relação ao número total de inscrições. No extremo oposto, aparece a Finlândia, que tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo. educ
Info – ensino vocacional Segundo o estudo, que traz dados de 41 países, de todas as matrículas do ensino médio brasileiro, apenas 8% são de ensino profissionalizante. Na Finlândia, o percentual de matrículas em programas vocacionais chega a 70%. Os dados que subsidiam o índice são do ano de 2014.
A falta de matrículas no ensino profissionalizante evidencia uma questão que está na mira do Ministério da Educação (MEC) brasileiro: a reforma do ensino médio no país. O ministro Mendonça Filho pretende encaminhar à Câmara um substitutivo para um projeto de lei sobre o tema.
A sugestão é alterar a estrutura do ensino médio fazendo com que haja uma espécie de ciclo básico que dure de um ano a um ano e meio e, a partir desse período, direcionar o ensino para área acadêmica de interesse do aluno ou articulá-lo com o ensino profissionalizante. No final do processo a intenção é que o aluno consiga se formar tanto nas disciplinas regulares quanto no ensino profissional.
No projeto que tramita na câmara também há uma preocupação em aumentar a educação profissional no âmbito do ensino médio. A proposição original é de que até 2025 ao menos metade das escolas funcionem em horário integral, o que possibilitaria ao aluno do ensino médio escolher no contraturno as disciplinas que desejaria estudar de acordo com sua área de interesse acadêmico ou optando pela educação profissionalizante.