BRASÍLIA. A Caixa Econômica Federal assumiu a liderança no ranking de reclamações do Banco Central (BC). É a instituição com mais queixas em proporção ao número de clientes. Segundo as informações divulgadas nesta sexta-feira pela autarquia, o banco teve 1.364 reclamações procedentes em julho e agosto. Defesa – Bancos1509
Com isso, o índice de queixas da Caixa chegou a 16,69. Foi o maior entre os concorrentes.
A partir deste mês, o BC passou a divulgar o ranking de reclamações com uma nova metodologia. As publicações serão bimestrais. E na lista do BC, haverá apenas os bancos acima de quatro milhões de clientes. Isso tirou o BMG do topo do ranking, lugar onde que ocupava recorrentemente. A instituição alegava injustiça do BC por compará-la aos grandes.
De acordo com a nova relação do BC, o segundo colocado é o Santander com um índice de 15,86. O Bradesco ficou no terceiro lugar. Seguido de Itaú e Banco do Brasil.
A principal reclamação foi oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada. Em segundo lugar, ficaram as reclamações relacionadas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.
Numa investida para tentar diminuir a insatisfação dos brasileiros com sua instituição financeira, o Banco Central fez uma rodada de reunião com altos executivos das principais instituições. Pediu esclarecimentos de tudo o que tem sido feito para evitar a contrariedade dos correntistas e também que definam estratégias para satisfazer o público.
Segundo fontes da equipe econômica ouvidas pelo GLOBO, as instituições têm sido constantemente multadas pelo BC por não solucionarem devidamente as queixas dos seus clientes.