RIO – A Petrobras informou nesta terça-feira que vai ?reestruturar os negócios de energia, consolidando os ativos termelétricos e demais negócios desse segmento, buscando a alternativa que maximize o valor para a empresa?. Além disso, a estatal disse que pretende ?rever o posicionamento do negócio de lubrificantes, objetivando maximizar a geração de valor para a Petrobras?. A estatal anunciou hoje seu Plano de Negócios para os anos de 2017 a 2021.
A empresa informou também que pretende deixar a área de biocombustíveis e uma série de outros segmentos. Ao citar o foco na área de óleo e gás, a empresa disse que está “saindo integralmente das atividades de produção de biocombustíveis, distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), produção de fertilizantes e das participações em petroquímica, preservando competências tecnológicas em áreas com potencial de desenvolvimento”.
O objetivo, completa a Petrobras, é ?maximizar a geração de valor da cadeia de gás, alinhado com a evolução regulatória, garantindo a monetização da produção própria e adequando a participação na cadeia de gás natural como combustível de transição para o longo prazo?. Ou seja, o foco será a produção em águas profundas.
A empresa que atuar com parcerias. “Atuar com ênfase em parcerias e desinvestimentos como elementos-chave para a geração de valor?, ressaltou a empresa.