Cotidiano

Gilmar Mendes diz que prisão de Guido Mantega foi ?confusa?

SÃO PAULO – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes classificou como confusa a operação de prisão e soltura do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega pela operação Lava-Jato nesta quinta-feira. Antes de participar de um evento sobre criminalização do uso de drogas em São Paulo, nesta sexta-feira, o ministro do STF afirmou que ninguém deve ser preso apenas para ser ouvidos pelos investigadores.

? Se não houver justificativa, como ameaça de fuga, sumiço de provas, obstrução da Justiça, não se justifica a prisão preventiva. O pedido de ontem foi confuso. Caso se queira fazer a prisão apenas para ouvir a pessoa, então é um exagero. Nós não temos esse tipo de prisão no Brasil ? disse Mendes.

Segundo o ministro do Supremo, não havia sinais de que Mantega estava planejando fugir ou havia se negando a comparecer à Justiça para prestar explicações. Ele também disse achar estranho que o juiz Sérgio Moro tenha determinado a soltura de Mantega após a argumentação de que a Polícia Federal não sabia que a mulher dele passaria por uma cirurgia.

? Todo hora temos no País pais sendo presos, que deixam filhos, mulheres em casa. Isso não é justificativa para soltar ninguém.