Cotidiano

Bradley Cooper vai fazer série sobre o Estado Islâmico na HBO

Bradley Cooper.jpgNOVA YORK ? O ator Bradley Cooper está desenvolvendo uma minissérie para a TV baseada em um livro sobre o surgimento dos militantes do Estado Islâmico. O autor espera que o programa ajude os norte-americanos a entender como o grupo se formou. Links Bradley Cooper

O livro “Black Flags: The Rise of ISIS” (“Bandeiras negras: O surgimento do EI”, em tradução livre), de Joby Warrick, ganhou o prêmio Pulitzer de 2016 e fala sobre as improváveis raízes do grupo e sua transformação em uma organização jihadista, desde sua origem em uma remota prisão na Jordânia até os avanços na Síria.

O livro de não-ficção também segue a história de uma pequena equipe de agentes americanos e internacionais com a missão de acabar com o grupo.

“Estou encantado em finalmente poder divulgar esta notícia”, tuitou Warrick, de 56 anos, nesta quinta-feira.

Bradley Cooper, conhecido por estrelar filmes como “Sniper americano” e “Se beber, não case!”, está desenvolvendo a minissérie para a HBO por meio de sua produtora, segundo a emissora a cabo. O programa vai dramatizar eventos narrados no livro.

Warrick, um repórter de segurança nacional do jornal “Washington Post”, disse que a série tem o objetivo de explicar, instruir e ajudar a esclarecer questões relativas ao Estado Islâmico e suas motivações, um assunto que ele discutiu com Cooper e que é de extrema importância para os cidadãos americanos.

“É entretenimento, mas não é apenas entretenimento”, disse Warrick à agência Reuters na sexta-feira. “A história está em boas mãos”.

O autor disse que Cooper e o produtor Todd Phillips foram visitá-lo em sua casa, perto da cidade de Washington, no começo deste ano para conversar sobre o projeto.

“Quando você escreve um livro de não-ficção sobre um assunto importante, você se sente lisonjeado com o interesse em filmá-lo, mas também se preocupa”, disse Warrick, ressaltando que, embora não vá escrever o roteiro, a equipe do projeto o fez se sentir “como um parceiro”, pedindo sua opinião.

“Fiquei muito impressionado com a integridade das ideias deles”.

Até o momento, não foi divulgado o elenco ou uma data de estreia estimada. A produtora de Cooper e Phillips, a Joint Effort, foi fundada em 2014. O projeto “Cães de guerra”, uma comédia sobre vendedores de armas no Afeganistão estrelada pelo ator chega aos cinemas em 18 de agosto.