Cotidiano

Agentes de desenvolvimento participam de capacitação

O encontro contou com palestras e treinamentos específicos para os agentes e atendentes das Salas do Empreendedor

Cascavel – Agentes de desenvolvimento local de 40 cidades da região Oeste se reuniram em uma capacitação promovida pelo Sebrae/PR no Hotel Copas Verdes, em Cascavel.

O encontro contou com palestras e treinamentos específicos para os agentes e atendentes das Salas do Empreendedor, além de reunião com os integrantes dos Comitês Gestores Municipais.

O gerente da regional Oeste do Sebrae, Orestes Holtz, explica que a capacitação tem como base o Programa Cidade Empreendedora, coordenado pela entidade e que objetiva a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Os municípios do Oeste têm a lei sancionada, entretanto, ela não está implementada em todos, por isso, buscamos a sua efetividade para que as prefeituras consigam o desenvolvimento em seu território”, afirma.

Um dos pontos previstos pela Lei Geral é a instalação da Sala do Empresário. Cascavel foi pioneira com essa iniciativa. “O modelo do programas serviu de inspiração para outros municípios e conseguimos compartilhar pelo encontro, experiências que tiveram sucesso”, acrescenta Holts.

Casos de sucesso dos municípios vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, foram apresentados. Entre eles, o de Toledo, que ganhou na categoria de inovação e tecnologia na etapa estadual. “Adaptei à proposta de governo a experiência que tenho como empresário e isso tornou o ambiente de trabalho positivo para os servidores”, considera o prefeito Beto Lunitti ao lembrar benefícios com a informatização gestão e programas inovadores no Município.