Cotidiano

Mercados da China têm alta após inflação fraca

XANGAI – As bolsas da China fecharam em alta nesta segunda-feira, devolvendo alguns ganhos iniciais, enquanto no restante do continente os mercados foram favorecidos por dados favoráveis de emprego dos Estados Unidos, além da perspectiva de novo pacote de estímulo no Japão.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,35%, enquanto o índice de Xangai avançou 0,27%.

As ações foram impulsionadas no início da sessão pelos dados fracos de inflação divulgados no fim de semana, o que, segundo analistas, ampliam as expectativas de que o governo anunciará mais medidas de estímulo no segundo semestre de 2016.

Mas as ações financeiras perderam força depois, com o índice de serviços financeiros do CSI300 recuando 0,2%.

Já o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,85% às 7h41m, tendo atingido a máxima de um mês.

O japonês Nikkei avançou 3,98% depois que o primeiro-ministro, Shinzo Abe, sinalizou novo pacote de estímulo fiscal após a coalizão governante vencer uma eleição na câmara alta do Parlamento.

Na sexta-feira, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou que a criação de vagas fora do setor agrícola nos EUA somou 287 mil no mês passado, maior ganho desde outubro passado, em mais uma evidência de que a economia recuperou ritmo.