Cotidiano

Cidade italiana não tem pessoal suficiente para funcionar após prisões de funcionários

ROMA — O prefeito de uma pequena cidade italiana, perto de Nápoles, teve que fechar a maior parte das secretarias municipais nesta terça-feira por falta de pessoal: a polícia prendeu 23 pessoas que participavam de um esquema de falsificação de presença dos funcionários municipais. Os detidos estão sendo acusados de fraude contra o estado e entre eles estão o chefe da polícia de trânsito e o responsável pelas contas da prefeitura.

Vídeos divulgados pela polícia de Boscotrecase mostram alguns funcionários marcando o cartão e depois saindo. Outros registravam vários cartões para garantir a presença dos colegas faltosos. Um filme gravou um homem marcando dois cartões com o rosto escondido sob uma caixa de papelão para driblar as câmeras de segurança.

Após semanas de investigação, que revelaram 200 casos envolvendo 30 pessoas, a polícia prendeu metade dos funcionários municipais de Boscotrecase.

— Provavelmente vou ter que fechar a prefeitura — disse Pietro Carotenuto, eleito prefeito um mês atrás da cidade de 11 mil habitantes aos pés do Vesúvio.

Os detidos foram ainda suspensos do trabalho por um período de seis a 12 meses e correm o risco de ser demitidos.