Cotidiano

Hillary perde apoio e empata com Trump em nova pesquisa

2016 893965072-2016 892809130-201603011519299860_RTS.jpg_20160301.jpg_201603.jpgWASHINGTON ? Os dois virtuais candidatos à Presidência dos Estados Unidos, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, aparecem empatados na mais recente pesquisa encomendada pelo jornal ?New York Times? e pela rede CBS News. De acordo com o levantamento, Hillary e Trump têm, cada um, 40% das intenções de voto. Hillary

Os números apontam uma queda de seis pontos percentuais da democrata. Grande parte dos entrevistados ? 67% ? consideram a candidata uma pessoa não digna de confiança, um aumento de cinco pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, realizada no mês passado.

O resultado parece ser um reflexo das revelações sobre o uso de servidor privado por Hillary para e-mails confidenciais, enquanto ela era secretária de Estado. A pesquisa Times/CBS News foi realizada logo após o FBI divulgar suas conclusões sobre as práticas de e-mail de Hillary, sugerindo imprudência no comportamento da pré-candidata, mas não ilegalidade.

Trump também não tem a confiança de grande parte dos eleitores ? 62% ?, mas esse número manteve-se constante, apesar do aumento dos questionamentos sobre a falência em alguns dos negócios do magnata e de mentiras em declarações públicas e mensagens do Twitter.

Apesar de ter caído na preferência dos eleitores, Hillary é vista ainda como a mais preparada para o trabalho ? 50% afirmam que ela está preparada, contra 30% de Trump. Mas a pré-candidata também foi golpeada neste quesito, caindo nove pontos percentuais desde o mês passado.

Já Trump melhorou sua posição, com 30% dos eleitores dizendo ter uma visão positiva sobre ele. No mês passado, 26% disseram o mesmo.

Com o aumento das tensões raciais após ataques mortais entre brancos e negros na última semana, Hillary é vista como muito mais capaz de lidar com a questão do que Trump. A pré-candidata foi bem avaliada por 60% dos entrevistados, o dobro de Trump.

Depois do massacre em uma boate gay em Orlando, por um atirador que expressou simpatia pelo Estado Islâmico (EI), os eleitores estão divididos sobre qual candidato faria um trabalho melhor em relação ao combate ao terrorismo e à segurança nacional, uma questão que Hillary tinha uma vantagem de sete pontos percentuais no mês passado. Agora os dois estão empatados, com 46%.

A pesquisa nacional foi realizada entre 8 e 12 julho com 1.358 eleitores registrados. A margem de erro é de cerca de três pontos percentuais para todos os eleitores.