GOA (ÍNDIA) – Os países dos Brics – grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – assinaram, neste domingo, três acordos. O mais importante deles prevê criar um administrador para acelerar os trâmites nas aduaneiras e diminuir a burocracia nos portos e incrementar o comércio exterior. Como antecipou O GLOBO, o comitê de cooperação permanente discutirá todas as questões aduaneiras entre os países-membros e poderá fechar acordos internacionais.
brics_1610Ele deve determinar as direções, facilitar a aproximação das legislações aduaneiras de cada país, coordenar prática de costumes e outras de autoridades nacionais relevantes e contribuir para a implementação das propostas,
Outro acordo – também antecipado pelo GLOBO – cria a plataforma agrícola de investigação, onde acadêmicos, estudiosos, pesquisadores e estudantes podem trabalhar em conjunto para a causa do desenvolvimento agrícola. Será uma rede virtual de conhecimento compartilhado no ramo com cláusula de confidencialidade.
Um terceiro acordo institui a cooperação das academias de Relações Exteriores. Será criado um quadro de cooperação para projetos conjuntos que podem contribuir para melhorar a qualidade da formação dos diplomatas.
*Enviada Especial