Cotidiano

Morre a fotógrafa belga-brasileira Lily Sverner, aos 82 anos

Lily.jpgRIO – A fotógrafa belga-brasileira Lily Sverner morreu aos 82, em São Paulo, neste sábado, dia 29.

Nascida da Antuérpia, na Bélgica, em 1934, ela veio para o Rio de Janeiro aos 7 anos, em 1941. Mais tarde, mudou-se para São Paulo, onde estudou fotografia.

Lily estudou fotografia entre 1973 e 1974 na Enfoco, Escola de Fotografia de São Paulo. Na década seguinte, em 1985, estagiou no International Center of Photography, de Nova York.

Em 1987, a fotógrafa criou, com André Boccato, a primeira editora exclusivamente dedicada à edição de livros de fotografia no país, a Sver & Boccato Editores, assumindo um papel importante na divulgação da arte no Brasil.

Seu livro Virtudes da realidade foi publicado em 1995.

Lily já realizou seis exposições individuais, e seu trabalho foi incorporado ao acervo da Coleção Pirelli-Masp, à Fototeca de Cuba, em Havana, e ao Kunsthaus, em Zurique, que adquiriu uma série de fotos para sua coleção permanente.