Cotidiano

Chega a 36 o número de mortos em explosões em fábrica de fogos de artifício no México

CIDADE DO MÉXICO ? O número de mortes decorrentes da explosão em um mercado especializado em fogos de artifício na comunidade de Tulpetec, no subúrbio da Cidade do México, subiu para 36 nesta quarta-feira. Segundo as autoridades locais, 72 pessoas ficaram feridas e ao menos 32 ainda estão desaparecidas.

? Vinte e seis pessoas morreram no local e cinco em hospitais ? afirmou Alejandro Gómez, procurador do estado do México.

A explosão ocorreu às 14H50 local (18H50 Brasília) no mercado de fogos conhecido como San Pablito, repleto de pessoas devido às festas de final de ano.

Imagens de TV mostram uma enorme coluna de fumaça no mercado San Pablito, em Tultepec, o maior do tipo no México. Vídeos nas redes sociais mostram uma série de explosões de material pirotécnico durante o episódio.

A Procuradoria Geral informou que iniciou uma investigação para determinar as causas do acidente, que provocou “seis explosões de pirotecnia”.

Três horas após a explosão, o fogo foi controlado pelos bombeiros, que passaram a procurar vítimas entre os escombros das centenas de barracas que integravam o mercado. Tropas do Exército e equipes de emergência resgataram os feridos com ambulâncias e helicópteros. Ao menos 100 policiais foram enviados ao local para manter a ordem e controlar dezenas de pessoas a procura de notícias sobre amigos e familiares que estavam no mercado.

“Minhas condolências aos familiares dos que perderam a vida neste acidente e meus desejos de breve recuperação para os feridos”, escreveu o presidente Enrique Peña Nieto no Twitter.