RIO ? Após o segundo anúncio, em menos de um mês, de redução do preço dos combustíveis vendidos às distribuidoras pela Petrobras, a Associação Brasileira de Procons ? ProconsBrasil e os Procons de todo o país lançam, nesta sexta-feira, a campanha ?Pesquisou, Baixou!?, com o objetivo de conscientizar e estimular os consumidores brasileiros acerca da importância da pesquisa de preços como forma de adequação do mercado de consumo de combustíveis no Brasil.
Por meio da pesquisa de preços e escolha dos fornecedores que respeitam os clientes, fixando os seus preços finais de venda de forma transparente, o consumidor tem em suas mãos o mais poderoso instrumento de regulação que existe em um mercado pautado pela livre iniciativa: a demanda.
Embora os preços sejam livres, compete aos órgãos de defesa do consumidor prezar pela correta harmonia nas relações de consumo, evitando que haja desconfiança dos consumidores sobre eventual não repasse das reduções anunciadas pela estatal de petróleo no Brasil.
Segundo Fábio Ferreira, subsecretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e representante da Associação Brasileira dos Procons ( ProconsBrasil) na Região Sudeste, a movimentação consciente e coletiva dos consumidores pode alterar positivamente o mercado, dando ao segmento de combustíveis a tão esperada concorrência que reflita em melhoria de atendimento e de preços ao consumidor.
?A ideia é que o consumidor pesquise e escolha encher o tanque do seu veículo em postos que não tenham aumentado os preços? – afirma Ferreira.