Esportes

Palmeiras vence a Chapecoense e conquista seu nono título brasileiro

62963818_Football Soccer - Palmeiras v Chapecoense - Brazilian championship - Allianz Parque sta.jpg

O roteiro previsível se confirmou: com estádio lotado e diante de uma Chapecoense com time misto, o Palmeiras venceu por 1 a 0 neste domingo, na Arena Palmeiras, e garantiu o título do Campeonato Brasileiro de 2016 com uma rodada de antecedência. O gol foi marcado pelo lateral-direito Fabiano.

Com a vitória em casa, aliada à derrota do Santos diante do Flamengo no Maracanã, por 2 a 0, o Palmeiras chega aos 75 pontos e abre cinco de vantagem para o rubro-negro carioca, novo vice-líder, faltando uma rodada para o fim. O título deste ano leva o Palmeiras à liderança isolada no ranking de maiores campeões brasileiros, com nove títulos: cinco do Brasileiro, dois da Taça Brasil e dois do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Com a vantagem de jogar em casa e contra um adversário que tinha mais da metade do time reserva – a Chapecoense se prepara para a final da Copa Sul-Americana, quarta-feira, contra o Atlético Nacional (COL) -, o Palmeiras tentou impor seu jogo desde o início. Em cobrança de falta ensaiada, aos 25 minutos, Zé Roberto rolou para Gabriel Jesus, que deixou de letra com Fabiano. O lateral chutou meio torto, mas a bola caiu no ângulo do goleiro Danilo, que não alcançou.

FESTA DENTRO, BRIGA FORA DO ESTÁDIO

Gabriel Jesus teve grande chance de ampliar pouco depois, aos 29. O jovem atacante deixou Gimenez perdido após dar um belo corte e acertou o lado de fora da rede com um chute seco. No minuto seguinte, o meia Dudu tentou marcar por cobertura após Danilo sair do gol para afastar um lançamento que deixaria Gabriel Jesus na cara do gol. A bola passou perto da trave.

Nos minutos finais, a torcida deixou a emoção tomar conta da Arena Palmeiras. O goleiro Jaílson, substituído no fim pelo antigo titular Fernando Prass, saiu ovacionado pelos torcedores e pelos próprios companheiros. As cenas emocionantes dentro do estádio só foram levemente manchadas pela truculência policial no lado de fora, antes da partida: o Batalhão de Choque foi acionado para expulsar torcedores que tentavam se reunir na rua diante da Arena Palmeiras, aberta apenas para quem tivesse ingresso.