Foi rápido, mas começou. Com um trecho de apenas 27 quilômetros cronometrados em Al Ula, na Arábia Saudita, valendo pelo prólogo, teve início nesta sexta-feira (5) a 46ª edição do Rali Dakar. Entre os carros, o Brasil já se coloca entre os primeiros, com dois carros pilotados por irmãos. Marcos e Cristian Baumgart fecharam os quilômetros iniciais do Dakar 2024 com o quarto e quinto tempo mais rápido, respectivamente.
Os Prodrive Hunter T1+ pilotados pelos irmãos Baumgart mostraram força: Marcos Baumgart e Kleber Cincea fecharam em quarto, com o mesmo tempo anotado pela lenda do rali Sebastian Loeb. O francês tem a seu lado o navegador belga Fabian Lurquin, também em um Hunter da Prodrive, pela equipe Bahrain Xtreme.
“Para nós é um começo histórico: terminar em quarto e o Cristian em quinto é um grande sonho para mim. Só de estar aqui já é uma realização e tanto”, comemorou Marcos, antes de voltar com os pés sobre as areias árabes. “Pegamos muita poeira no trecho, mas felizmente o resultado veio e estamos muito felizes. Mas foi só o primeiro dia. Ainda tem muita batalha pela frente e amanhã é que começa para valer”, resume.
A primeira etapa do Dakar 2024 será disputada neste sábado (6) com 414 quilômetros cronometrados entre Al Ula e Al Henakiyah, com um total de 541 quilômetros, somados os deslocamentos.
Resultado – Prólogo – Carros (Top-5)
1º) Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi) – 16m30s
2º) Seth Quintero/Dennis Zenz (Toyota) – + 23s
3º) Sebastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive) – + 38s
4º) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Prodrive) – + 38s
5º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Prodrive) – +44s