Saúde

Famílias de pacientes do Huop reclamam de “roupa suja” e falta de material básico

Famílias de pacientes do Huop reclamam de “roupa suja” e falta de material básico

Cascavel – A falta de enxoval e a entrega de “peças sujas” aos pacientes que estão internados no Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) foram denunciadas por familiares ontem (11). A reportagem do Jornal O Paraná teve acesso a fotos que comprovam a situação denunciada pelos familiares dos pacientes. Em alguns casos, a roupa de cama, que deveria ser um item básico está sendo substituído por cobertores.

Um dos familiares de pacientes, que preferiu não ser identificado, relatou que eles não têm lençol e nem fronha para colocar no travesseiro, além da falta de toalhas para o banho. O problema também se estende aos funcionários que não têm roupa para trabalhar. “A gente vê que falta material básico de higiene, entre eles, a luva que estão sem”, denunciou.

O denunciante reforçou ainda que mesmo eles pedindo, não têm sabonete e nem as toalhas higiênicas para a limpeza dos pacientes. “Está bem difícil à situação, já que percebemos os problemas que ocorrem dentro do hospital e acompanhamos isso, que são problemas tanto para os pacientes, quanto para os funcionários que estão tendo que usar luvas de plástico”, reforçou. Fora isso, alguns pacientes não recebem camisolas e utilizam apenas lençóis para cobrir o corpo.

A denúncia foi feita pelos familiares dos pacientes que estão em uma ala de isolamento e alguns deles estão há meses internados e que a situação ficou mais grave nos últimos dias. Sobre a falta de material básico, outra denunciante complementou ainda que também estão em falta sabonete e xampu. Ela disse ainda que os servidores do hospital até tentam resolver o problema, mas que o problema é que não tem material para ser reposto para os pacientes.

A reportagem apurou ainda que o contrato atual com a empresa venceu em outubro deste ano. Uma nova licitação foi feita, mas a mesma empresa foi vencedora.

Nota do HUOP

Em nota, a direção do Huop disse que a unidade está em período de transição de contrato com empresa responsável, assinado no fim do mês de novembro. A detentora dos serviços, que tem o prazo de 60 dias para iniciar os trabalhos, tem o compromisso de oferecer maior quantidade e rastreabilidade de materiais utilizados nos leitos.

O Huop ratificou “a responsabilidade com os pacientes e prima pela higiene e conforto de cada pessoa atendida no hospital, fazendo monitoramento dos leitos e consequentemente a troca do enxoval com a frequência necessária e emergencial”. De acordo com a nota, com o aumento da demanda de atendimentos nos últimos meses, foi necessária a adequação da utilização do enxoval, porém, “sempre prezando pelo bem estar de cada um e com a responsabilidade de não prejudicar o tratamento dos pacientes”.

Com relação às luvas citadas e aos sabonetes, os produtos são repassados por fornecedores e quando é necessária uma substituição, é realizada sem que exista qualquer comprometimento no atendimento. “O Huop segue com o compromisso de respeitar as cerca de duas milhões de pessoas atendidas em toda macrorregião, e ainda se manterá através do monitoramento e fiscalização da nova empresa contratada”, completa a nota.

Foto: Reprodução/Rede Sociais