A Itaipu Binacional recebeu no começo da semana as provas de canoagem da edição de 2023 dos Jogos Paradesportivos do Paraná, que ocorrem até amanhã em Foz do Iguaçu. As provas foram disputadas no Parque da Piracema e reuniram cerca de 110 atletas – sendo 40 das modalidades paralímpicas (caiaque e canoa) e 70 de Dragon Boat, categoria exclusiva para mulheres que foram submetidas a mastectomia (retirada das mamas para tratamento de câncer).
De acordo com o fisioterapeuta Luiz Augusto Mazine dos Santos, o Guto, coordenador da competição e do projeto de paracanoagem do Instituto Meninos do Lago (Imel), que tem apoio da Itaipu, essa foi a primeira vez que o Dragon Boat é disputado como modalidade dentro dos jogos paranaenses, reunindo atletas de três municípios: Foz do Iguaçu (que ficou com a medalha de ouro), Londrina (prata) e Curitiba (bronze). Cada equipe conduz um barco com 22 mulheres.
O time de Foz é representado pelas atletas da equipe Flor de Lótus, que faz parte do Imel e treina no Parque da Piracema.
Santos destacou que os Jogos Paradesportivos são a porta de entrada para atletas em competições de alto nível. “É incrível poder sediar essas provas na Itaipu, que é a nossa casa. É uma celebração do nosso trabalho de inclusão e reabilitação”, afirmou.
Capitã e timoneira do time de Dragon Boat de Curitiba, Deborah Vons aprovou a estrutura montada no Parque da Piracema. “É um lugar que eu sempre quis vir. Então juntou as duas coisas: remar e conhecer esse ambiente”, disse. “Foi uma experiência muito boa, adorei”, completou Erick Fernando Gomes Farias, de Londrina.
Bicampeão mundial e paraolímpico de paracanoagem de velocidade, o atleta Fernando Rufino, o Cowboy, acompanhou as provas e também elogiou as instalações. Ele lembrou que o Parque da Piracema conta com o Canal Itaipu, pista para provas de canoagem slalom e que ajudou a revelar grandes atletas, como Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê. “Eu acho que tem que valorizar Itaipu.”
Jogos Paradesportivos
Os Jogos Paradesportivos do Paraná ocorrem de 19 a 22 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), e reúnem mais de dois mil atletas de 49 municípios. Ao todo, estão em disputa 17 modalidades paradesportivas: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, golf 7, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, goalball, handebol, rugby e vôlei sentado. O velejador Lars Grael fará a palestra de abertura da competição, na noite desta segunda-feira (20).