Política

PESQUISA: Endrigo larga na frente na corrida pela Prefeitura de Medianeira

PESQUISA: Endrigo larga na frente na corrida pela Prefeitura de Medianeira

A corrida eleitoral pela disputa da Prefeitura de Medianeira nas eleições de 2024 já começou. A conjuntura política de Medianeira já vai desenhando o pleito do próximo ano com alguns nomes em destaque no cenário eleitoral. Um levantamento do tradicional Instituto SDS Pesquisas, realizado entre os dias 1 e 2 de outubro de 2023, mostra um favoritismo do ex-prefeito Ricardo Endrigo na disputa pelo Paço. O SDS apresentou três cenários para as eleições municipais de Medianeira de 2024, espontâneo, estimulado e a rejeição dos candidatos.

 

Espontâneo

No cenário espontâneo, quando o entrevistado cita voluntariamente o nome do candidato em que pretende votar, o SDS Pesquisas fez a seguinte pergunta: “Se as eleições para prefeito fossem hoje, em quem você votaria?” Neste cenário, o mais lembrado pelos eleitores foi o ex-prefeito Ricardo Endrigo, que apareceu com 31,50% das intenções registradas, na sequência, vem o atual prefeito, Antônio França, que aparece com 16,33%, seguido do Dr. Tomas, que teve 13,83%. João Paulo Maronese foi lembrado por 1,33% dos eleitores, enquanto Evandro Mees teve 0,50%, Marcos Berta e Tati registraram 0,16% cada. Já 36,19% dos entrevistados não informaram em quem votariam.

 

Estimulado

Já no cenário estimulado, quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos, o SDS Pesquisas questionou: “Se as eleições para prefeito fossem hoje sendo esses candidatos em qual você votaria?”. Mais uma vez os entrevistados citaram o nome do ex-prefeito Ricardo Endrigo, que recebeu 46,50% das intenções, seguido de Dr. Tomás, com 23,33%. O atual prefeito de Medianeira, Antônio França, aparece em terceiro com 20,16% das intenções. Brancos e nulos somaram 3,33%, enquanto indecisos somam 3%, outros 3,68% não informaram em quem votariam.

Em um segundo cenário estimulado, apenas com os candidatos Ricardo Endrigo e Antônio França, Endrigo soma 62% das intenções, enquanto França teve 26,17%. Neste cenário, brancos são 5%, enquanto indecisos somam 3% e outros 3,83% não informaram.

 

Rejeição

A pesquisa mostra também o potencial de rejeição dos candidatos, ou seja, quando o eleitor aponta o candidato em quem jamais votariam. O SDS Pesquisas questionou: “Em qual desses nomes você não votaria de jeito nenhum?”.

De acordo com o levantamento, 24,83% dos entrevistados afirmaram não votar de maneira nenhuma para o atual prefeito Antônio França, 18,50% disse que não escolheriam Dr. Tomás , outros 8,17% falaram que não votariam no ex-prefeito Ricardo Endrigo. Já 48,50% dos entrevistados informou que não tem nada contra nenhum dos candidatos.

 

Metodologia

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas com 600 eleitores em Medianeira, entre os dias 1 e 2 de outubro de 2023. O levantamento foi realizado com base na amostragem populacional, com moradores do centro, regiões norte, leste, sul, oeste e área rural, estratificada por sexo, idade e local de moradia. A margem técnica de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa tem um índice de confiabilidade de 95%.