Política

Cirurgias eletivas

Cirurgias eletivas

As cobranças do presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cascavel despertou o interesse de muita gente sobre a realidade das cirurgias eletivas na cidade, já que com as emendas impositivas destinadas pelos vereadores, somando R$ 2,1 milhões, gerou muita expectativa nos pacientes que aguardam na longa e demorada fila. Edson Souza questionou os números apresentados pelo secretário de Saúde, Miroslau Bailak. O líder do Governo Paranhos na Casa, Pedro Sampaio, disse que vai confrontar os números de Souza e apresentar os números na próxima sessão.

 

Frente Municipalista

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) Edimar Santos, se reuniu com o com o 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi e reforçou pedido à Alep de atendimento à pauta dos municípios, com a criação da Frente Parlamentar Municipalista e apoio à construção da nova sede da AMP.

 

FP Pró-Vida

A Alep também irá promover Audiência Pública para apresentar a Frente Parlamentar Pró-Vida. A pauta capitaneada pelo deputado Fabio Oliveira (Podemos), surge em meio ao atual contexto em que o STF se prepara para julgar a ADPF 442, que trata da descriminalização do aborto até 12 semanas. O evento será realizado na próxima terça-feira (26), ás 10h.

 

Condições desiguais

O presidente da Faciap (Federação da Associação Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Fernando Moraes, criticou as condições desiguais de tratamento dado às empresas estrangeiras que praticam o comércio eletrônico no Brasil e sugere que o governo intensifique a fiscalização sobre as práticas ilegais comuns nesse mercado.

 

Marco temporal

Depois de conseguirem adiar a votação do marco temporal na CCJ, senadores governistas devem tentar insistir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-), para que o tema passe por outras comissões antes de seguir para o plenário da Casa. As opções seriam as comissões de Direitos Humanos e Meio Ambiente. A manobra daria mais tempo para o STF julgar o tema.

 

No STF

Enquanto nisso, o STF retomou a análise da constitucionalidade do marco temporal, que estabelece como terra indígena só ocupações já registradas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. O julgamento havia sido suspenso em 31 de agosto, quando o ministro Roberto Barroso proferiu o 4º voto contra o marco. O placar do julgamento está 4 votos a 2 contra a tese.

 

Cidadão honorário

O médico potiguar Marcos Solano Vale recebeu ontem (20), o título de Cidadão Honorário de Cascavel. A solenidade foi realizada na Câmara de Cascavel. O homenageado é fundador de hospitais dedicados à oftalmologia em Cascavel e região, além de já ter sido secretário municipal de Saúde e presidente do Cisop.

 

Samução

A Comissão de Proteção e Direitos dos Animais da Câmara de Cascavel, enviou uma indicação à Secretaria de Meio Ambiente, solicitando a retomada do atentimento dos dos serviços do Samucão. “O Serviço de Atendimento Médico Veterinário de Urgência – Samucão é fundamental para o bem estar animal, e ainda oferece a oportunidade para que pessoas carentes, ONGs e protetores possam ter acesso a um serviço que não poderiam custear”, alegou a Comissão.