RIO ? Famosa pelo excelente desempenho na redação do último Enem, na qual obteve nota máxima, a estudante paraibana Tereza Gayoso, de 23 anos, voltou aos holofotes esta semana após seu nome circular em um grupo de candidatos que tiveram seus perfis de acesso fraudados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em esclarecimento à imprensa, o Ministério da Educação (MEC) diz não identificar indícios de acesso indevido a informações dos estudantes cadastrados que confugure incidente de segurança, mas afirma que episódios individuais que forem relatados ao órgão serão levados à Polícia Federal. Sentindo-se moralmente lesada, Tereza afirma que irá adiante com o processo de investigação, e esclarece detalhes sobre seu caso em entrevista ao GLOBO:
? Constam dos registros do Sisu acessos ao seu cadastro nos dias 24 e 29 de janeiro, respectivamente, às 12h15 e 22h12. O sistema também apresenta três tentativas de acessos sem sucesso (no dia 24 de janeiro, sendo dois deles às 20h06 e o último às 20h07). Você fez o acesso nestas datas?
TEREZA: Eu não vejo mais o Sisu desde o comecinho das inscrições porque já sabia que minha média não daria para Medicina. Quando eu desisti e já estava meio conformada, meu irmão até me falou para tentar e eu entrei no sistema para acompanhar as notas de corte e ver se a minha chegava perto. Mas estavam todas muito altas, então eu tirei e não quis ficar com meu nome lá na lista porque, se deixasse confirmado, ia ficar em uma classificação muito baixa. Por isso, já tinha até feito minha matricula em um cursinho (ISO) para me preparar para o próximo ano; e vou ser monitora de redação lá.
? A única opção de escolha de curso que está registrada é a do curso de produção de cachaça do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, no Campus Salinas, realizada no dia 29 de janeiro às 22h14, conforme último acesso registrado no Sisu. Você chegou a confirmar sua inscrição em Medicina ou em outro curso pelo Sisu?
TEREZA: Não tinha nem como eu ter acessado o sistema esses dias. No domingo, por exemplo, eu estava em casa com meus sogros e meu namorado, nem cheguei a pegar em computador. Também não me inscrevi em curso nenhum. Não sabia que existia esse de produção de cachaça, e nem que era oferecido em Minas Gerais. Então, quem concorria para ele também ficou prejudicado.
? Como você soube que tinha sido inscrita no curso de produção de cachaça?
TEREZA: Na última segunda-feira à noite, eu recebi dois prints e uma frase dizendo ?você está sendo vítima de uma fraude? e avisaram que meu nome estava no curso de produção de cachaça. Outras pessoas que não conheço me avisaram também, pelo Facebook. Eu estava com meu namorado e comentei com ele; achamos que era uma brincadeira de mau gosto. No dia seguinte, fui verificar o sistema e não conseguia acessar com minha senha, então, precisei usar meu e-mail para trocá-la. E vi que era verdade.
? Pessoas próximas a você também relatam terem tido problemas com o Sisu?
TEREZA: Eu não conheço ninguém que tenha passado por esse problema; só vi relatos de pessoas de outros estados. E o MEC ainda não entrou em contato comigo.
? Você pretende levar adiante as investigações sobre o ocorrido?
TEREZA: Eu estaria triste, mas tranquila se fosse só não ter passado em Medicina, mas, agora que hackers pegaram meus dados e dos meus familiares e eles estão em muitos lugares, estou indo para a Polícia Federal para mostrar tudo isso. Se Deus quiser, vão descobrir quem fez e como fez. Essa confusão toda prejudicou minha imagem. Alguém quis fazer uma maldade comigo.
? Em 2011, consta que você ficou na lista de espera do Sisu pelo curso de Medicina. Você pretende continuar tentando essa aprovação?
TEREZA: Faz muitos anos que eu tento Medicina. Ano passado, minha média não deu porque não fui muito boa em redação. Por isso entrei em um cursinho, pratiquei mais e agora consegui a nota máxima. Mas a média geral da prova não ficou boa. Eu vou tentar novamente porque é o meu sonho. Queria aqui fazer aqui na UFPB (Universidade Federal da Paraíba), mas, se surgir oportunidade em outro lugar, irei também.