Cotidiano

Energia limpa: Itaipu participa de reuniões ministeriais na Índia

Energia limpa: Itaipu participa de reuniões ministeriais na Índia

Com apoio da Itaipu Binacional, Foz do Iguaçu será sede, em 2024, de eventos fundamentais para o futuro da energia limpa no planeta. A cidade receberá as reuniões ministeriais de energia do G20, a 15ª edição da CEM (Clean Energy Ministerial) e a 9ª edição da Mission Innovation -MI. Nesses encontros, que ocorrerão simultaneamente na última semana de setembro do próximo ano, governos de todo o mundo irão avaliar o progresso e estabelecerão metas e compromissos para a descarbonização da geração energética.

Por ser a futura anfitriã do evento, a Itaipu Binacional participou das ministeriais em Goa, na Índia, para conhecer as dinâmicas dos eventos, o perfil das autoridades e do público, as necessidades logísticas e apurar as especificações técnicas para a realização dos eventos em Foz do Iguaçu. Também foi uma oportunidade para estabelecer contato direto com o secretariado da CEM e da MI, e estabelecer um primeiro cronograma de reuniões e ações que terem início a partir deste mês de agosto para preparar os eventos de 2024.

Segundo a chefe do gabinete da Itaipu Binacional em Brasília, Lígia Leite, o Brasil é referência em transição energética e a Itaipu demonstra, com resultados concretos de anos de trabalho, como gerar energia limpa e renovável atrelada à promoção do desenvolvimento social e ambiental. “Estamos honrados com o convite do ministro Alexandre Silveira para apoiarmos e sediarmos a CEM, a MI e as ministeriais do G20 em Foz do Iguaçu em 2024. Participar em Goa, na Índia, dessas ministeriais foi fundamental para conhecer a dinâmica dos encontros, contar com os colegas indianos para compartilhar as lições aprendidas e conhecer as delegações, que estão entusiasmadas com o anúncio de que o evento será em Foz do Iguaçu no ano que vem”, contou Leite.

Para ela, a Itaipu está pronta para assumir esse desafio e, juntamente com o Ministério de Minas e Energia e o Ministério de Relações Exteriores, fazer das ministeriais em Foz do Iguaçu um marco na história da usina e do setor elétrico, contribuindo para o fortalecimento da imagem do Brasil como país líder na produção de energia sustentável.

Durante o encontro na Índia, o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, reafirmou o compromisso brasileiro. “O Brasil é um país pacífico, democrático, que valoriza o diálogo e a cooperação. Somos referência em energia limpa e renovável, mas não estamos acomodados. Temos fortalecido políticas públicas para avançar na transição energética com atenção aos aspectos sociais desse processo”, enfatizou o ministro, convidando a comunidade internacional para a ministerial do G20, da CEM e da MI em Foz do Iguaçu.

Foto: Itaipu