SÓFIA, Bulgaria ? Um gato conseguiu voltar a caminhar graças ao implante de um par de patas traseiras em forma de próteses, tornando-o o primeiro “gato biônico” da Bulgária.
O veterinário Vladislav Zlatinov conduziu a operação do gato, chamado Pooh ? algo que até então só havia sido feito na Europa em uma ocasião, na Grã-Bretanha. O gato, de um ano de idade e do sexo masculino, provavelmente perdeu suas patas atropelado por um carro ou trem.
Zlatinov disse que o gato terá mais possibilidades de sentir-se independente com esta solução do que aquela normalmente aplicada em casos semelhantes: um par de rodas.
O veterinário baseou a sua intervenção em publicações científicas, tendo que fazer as peças sob medida, uma vez que elas não estão disponíveis no mercado.
Gato volta a andar graças a prótesesAo final da complexa cirurgia, Pooh teve implantado um par de patas de titânio, que podem ser conectadas a próteses externas ? como se fossem sapatos.
Pooh precisou de seis semanas para se recuperar da operação. Agora, está se acostumando com as novas patas, segundo Zlatinov. O veterinário acrescentou que o gato se adaptou às próteses de tal forma que busca sempre mantê-las limpas.
Desde a cirurgia feita em Pooh, Zlatinov operou mais três gatos e seguirá atendendo a uma lista de espera.