Política

Informe da Redação

Informe da Redação

Frente do Pedágio
A reunião da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Alep, realizada ontem (28), apresentou parecer relatando que existe conflito de competências para dar prosseguimento nos requerimentos nº 256 e nº 257/2023 para instalação da Frente Parlamentar sobre as novas concessões de rodovias no estado do Paraná, apresentados respectivamente pelos deputados Delegado Jacovós (PL) e Arilson Chiorato (PT).

Decisão adiada
O presidente da Comissão, deputado Gugu Bueno (PSD), argumentou que dar prosseguimento aos requerimentos da instalação da Frente Parlamentar, causaria conflito de competência com a comissão permanente. Porém, por se tratar de tema prioritário, se propôs a criar um Grupo de Trabalho Especial da Comissão de Obras para tratar sobre o pedágio. Durante a reunião, houve um pedido de vistas por parte do deputado Arilson Chiorato e nova reunião ficou agendada para próxima segunda-feira (3), para uma decisão definitiva da Comissão relativa a questão em debate.

Conselho de Ética
A Assembleia Legislativa do Paraná já definiu os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Foram escolhidos para compor a comissão o deputado Delegado Jacovós (PL) como presidente e os deputados Tercilio Turini (PSD), Renato Freitas (PT), Matheus Vermelho (PP) e do Carmo (União) como integrantes titulares.

Planejamento Paraná
O governador do Paraná, Ratinho Junior lança hoje (29) o Pacto pelo Futuro – Novo Plano Plurianual 2024-2027 e abre uma consulta pública para a população paranaense enviar sugestões para a elaboração do planejamento de médio prazo do orçamento do Estado. Os interessados poderão encaminhar quantas sugestões achar necessárias de 29 de março a 16 de abril de 2023.

Privatização Copel
O Tribunal de Contas do Paraná irá acompanhar, em detalhes, todas as etapas da transformação da Copel em corporação, por meio da alienação parcial das ações. Além do TCE-PR, o Tribunal de Contas da União avaliará todo o desenvolvimento do processo, uma vez que existem recursos de origem federal na composição acionária da companhia, por meio do BNDES.

Duran, Moro e Dallagnol
O advogado Rodrigo Tacla Duran, acusado de lavagem de dinheiro pela operação Lava Jato, citou, em depoimento remoto à Justiça Federal de Curitiba, o senador Sergio Moro (União Brasil) e o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) em um caso de suposta extorsão. Tacla Duran fez as declarações na audiência de processo em que é réu por lavagem de dinheiro para a empreiteira Odebrecht.

Duran, Moro e Dallagnol II
Em nota, Moro disse que “não teme qualquer investigação” e disse que Tacla fez “falsas acusações”. Moro disse que “lamenta o uso político de calúnias feitas por criminoso confesso e destituído de credibilidade”. Afirmou, também, que Tacla “faz acusações falsas desde 2017”. Deltan escreveu nas redes sociais que o caso “é uma história falsa”.

IML de Cascavel
O diretor administrativo do Instituto-Médico Legal do Paraná, Dr. André Ribeiro Langowiski, e o diretor de Operações da Polícia Científica, Ciro José Cardoso realizarão uma visita às dependências do IML de Cascavel. O objetivo é observar o trabalho realizado no Instituto e analisar quais medidas podem ser adotadas para aperfeiçoar o atendimento no local.