Cotidiano

Planejamento na gestão pública transformou Cascavel em cidade referência

Município estabelece metas de ação, mas para que elas sejam alcançadas, além de muito trabalho, o planejamento é fundamental

Planejamento na gestão pública transformou Cascavel em cidade referência

Em outubro do ano passado, técnicos da Confederação Nacional dos Municípios estiveram em Cascavel para realizar um Diagnóstico Vocacional da cidade e a pesquisa apontou que o planejamento das ações  transformaram o município em referência para todo o Brasil. Na manhã desta segunda-feira (23), a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse da Silva Pohl, destacou os números da pasta durante a Escola de Governo.

O prefeito Leonaldo Paranhos lembrou que a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é a responsável em discutir com as demais secretarias sobre questões como entrada e saída de recursos de cada pasta.

“Nós precisamos ter metas e cumprir as metas, mas para realizar as metas só se realiza com planejamento. Essa é a função da Seplag, interagir com toda nossa estrutura de governo para que possamos garantir o serviço lá na frente”, observou o prefeito.

Um dos exemplos de planejamento foi o Refic implantado no fim do ano passado. Como haveria queda na transferência do ICMS, por conta das mudanças de alíquota sobre o combustível, para suprir essa perda na arrecadação o governo municipal criou o Programa de Recuperação Fiscal (Refic), que deu oportunidade aos contribuintes para renegociar dívidas em atraso com mais facilidade. Foram negociados R$ 22 milhões.

A secretaria Vanilse Pohl destaca que a gestão pública funciona como uma engrenagem e todas as secretarias são importantes.

“Eu também gosto de fazer analogia com um relógio analógico, que tem várias engrenagens, umas maiores, outras menores, mas tem uma bem pequena que gira o ponteiro. Então, aquela engrenagem tem que funcionar porque ela vai dar a hora, ou seja, todas as secretarias são importantes, mas elas têm que estar alinhadas entre si, principalmente no que se diz respeito à gestão, e  dentro dessa analogia a Seplag está no meio, girando o relógio”, compara.

Homenagem

Durante a apresentação, a secretária fez uma homenagem à servidora Adriana Maria de Souza, que morreu aos 40 anos na madrugada desta segunda-feira (23). Adriana era supervisora da Agência do Trabalhador em Cascavel.

“Difícil até de acreditar algo assim que nossa servidora, tão brilhante e dedicada, se foi tão cedo. O que ameniza nosso coração é que essa vida é uma passagem e que a vida que Deus nos deu é muito maior, é a vida eterna e nossa amada Adriana está junto dEle. Para nós fica a saudade e a dor de sua ausência”, disse Vanilse.

Fonte: Secom