Cotidiano

Mostra revela 34 desenhos desconhecidos de Frans Post sobre a fauna brasileira

RIO – O Rijksmuseum, em Amsterdã, receberá de outubro a janeiro de 2017 uma mostra com 34 desenhos desconhecidos de animais brasileiros feitos por Frans Post. O paisagista holandês é conhecido por suas pinturas de cenas brasileiras, algumas das quais foram feitas durante a sua estada em 1637-1644. A maioria delas foram concluídos na Holanda.

As ilustrações do artitas foram mantidas em um álbum datado em 1667, que foi doado ao arquivo Noord-Hollands em 1888 e ficaram esquecidas durante séculos. O arquivista do acervo Alexander de Bruin, entretanto, encontrou os desenhos durante uma pesquisa e se surpreendeu com a qualidade das obras.

Seu desafio ao encontrar os 24 desenhos coloridos em guache e aquarela e as 10 ilustrações em grafite era descobrir a autoria das obras. Frans Post era um forte candidato, mas não restaram desenhos do artista para servirem de comparação e, na época, outros artistas holandeses haviam trabalhado no Brasil.

A principal evidência foi a representação de uma capivara que também aparece em uma de pinturas que, atualmente, está exposta no Museu do Louvre. O animal representado no quadro e nos desenhos é considerado idêntico, com exceção de alguns detalhes.

No desenho que está no álbum, o animal tem um colar de corda em seu pescoço, mostrando que ele foi retratado em cativeiro. Este fato comprova que a ilustração não foi realizada após a pintura, mas foi feita em preparação para a pintura de óleo subsequente.

O álbum inclui desenhos de outros animais como uma lhama, um porco e um gambá-de-orelha-branca. Na descrição de suas ilustrações, Post escrevia sobre os hábitos de cada animal, além de falar sobre o gosto que eles tinham.

Ele descreve um macaco como “muito irritado e mal-intencionado”, e disse que a carne de tatu “é boa para comer, tem gosto de galinha”.