Cotidiano

Trânsito: Motorista cascavelense segue cometendo muita infração

Trânsito: Motorista cascavelense segue cometendo muita infração

Cascavel – A Transitar divulgou o balanço das multas de outubro emitidas pelos radares eletrônicos que estão “espalhados” pela cidade desde julho deste ano, quando o novo contratou foi assinado e executado com uma empresa terceirizada instalando equipamentos de fiscalização. E, mais uma vez, os números chamam a atenção devido a grande quantidade de infrações. O relatório foi publicado no Diário Oficial do Município atendendo a determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Segundo o relatório, no mês de outubro foram 21.022 multas, sendo 10.488 de principais infrações e 10.478 de outras irregularidades, com a grande parte emitida pelos radares eletrônicos e o restante da Polícia Militar. De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, a quantidade de multas segue alta, o que é muito preocupante. “Tivemos uma pequena queda por excesso de velocidade, mas ainda continua muito elevado”, disse a presidente.

O mês fechou com 7.707 multas por excesso de velocidade e 2.318 por avanço de sinal vermelho. Comparando com o mês anterior, de setembro, este tipo de infração teve um aumento, já que setembro fechou em 2.139 e isso, de acordo com a presidente da autarquia é uma preocupação por estar envolver a maior parte dos acidentes. “Se existe um equipamento e uma sinalização isso deve ser respeitado, porque as regras de sinalização são as mesmas em todos os lugares”, reforçou Simoni.

Segundo a presidente, a autarquia reforça a informação de que mais de 80% dos acidentes na cidade ocorrem em vias com cruzamento semaforizados, locais em que, se os motoristas respeitassem a sinalização e as normas de segurança, os acidentes poderiam ser evitados. O excesso de velocidade teve uma pequena queda, em setembro foram 8.129 multas, mas segundo Simoni, é um dado ainda é preocupante. “Temos exemplo da Avenida Brasil, que muitos reclamam quando tem problema de sincronismo [dos semáforos], mas a avenida é uma via tranquila e isso deve ser respeitado”, falou.

“Conversões a esquerda”

Além dessas, tiveram ainda 10.478 de outras tipos de infração, a maior parte delas, quase 7 mil de conversão proibida à esquerda – especialmente nas Avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, onde estão implantados os corredores exclusivos do transporte coletivo -, de embriaguez ao volante e ainda de pessoas que trafegam sem ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, 56 multas foram aplicadas pela a Polícia Militar e 463 em decorrência do não pagamento da taxa do EstaR (Estacionamento Regulamentado).

Dos 47 radares eletrônicos que foram contratados, faltam apenas 4 lombadas eletrônicas para serem instaladas, que são pórticos maiores, dois deles, na Avenida Brasil, mas que estão em processo de finalização.

Foto: Secom

+++

Com a CNH provisória, condutor foge em blitz somando R$ 8 mil em multas

Cascavel – Neste fim de semana mais uma Operação Lei Seca foi realizada pelas equipes da Transitar, Guarda Municipal e Polícia Militar e o resultado foram 17 condutores autuados por dirigir sob efeito de álcool, sendo dois deles encaminhados para a 15ª Subdivisão Policial de Cascavel por crime de embriaguez ao volante. A ação aconteceu na Avenida Brasil com Osvaldo Cruz e na Rua Paraná, próximo à Praça da Bíblia, com início às 22h e encerramento às 3h do sábado (26).

Durante a operação foram abordados condutores e quando o agente teve a desconfiança da ingestão de álcool, foi realizado o teste e, sendo positivo para presença de álcool, foram adotados os procedimentos cabíveis dependendo da quantidade de álcool detectada.

Durante o período da operação, foram lavradas 72 autuações, dentre elas: oito por condutores não regularmente habilitados e cinco por transportar crianças fora da cadeirinha. Dezenove veículos foram removidos ao pátio da Transitar, sendo doze carros e sete motos.

Quando já estava finalizando o bloqueio da Avenida Brasil, um motociclista desobedeceu a ordem de parada do agente e empreendeu fuga, em alta velocidade e avançou os semáforos no sinal vermelho. A Guarda Municipal realizou acompanhamento tático, abordando o infrator que foi reconduzido para a blitz. Várias infrações foram detectadas, entre elas, utilizar veículo para manobra perigosa, dirigir sob influência de álcool, dirigir ameaçando os pedestres, desobedecer a ordem de parada emanada do agente de trânsito e avançar o sinal vermelho do semáforo, somando R$ 8 mil em multas

Durante o serviço de verificação, foi constatado que o condutor estava no período de permissão para dirigir, o que levará a não obtenção da CNH definitiva e necessidade de iniciar um novo processo de habilitação. O condutor teve a motocicleta removida ao pátio da Transitar.