Política

Informe da Redação

Governador em Cascavel

O Governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) estará em Cascavel nessa sexta-feira (21), onde participa de um ato no auditório da Prefeitura de Cascavel para anúncios de obras estruturantes no Município. Na oportunidade, será apresentado o novo projeto da Avenida Piquiri, as obras da nova estrada Rio da Paz e estrada Novo Horizonte. Essa é a primeira visita do governador a Cascavel após a reeleição dele, no início de outubro.

 

Em disponibilidade

O presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Fabio Camargo, deliberou que o conselheiro Mauricio Requião de Mello e Silva deverá permanecer em disponibilidade do órgão para aproveitamento na primeira vaga de conselheiro a ser aberta, reservada à Alep.

 

Quando assume?

Considerando que a próxima vaga destinada ao Legislativo será aberta no próximo dia 27, com a aposentadoria compulsória do conselheiro Artagão de Mattos Leão, que atinge os 75 anos de idade, o Tribunal de Contas já iniciou as medidas necessárias visando a posse de Mauricio Requião.

 

Candidatura Moro

A Federação Brasil da Esperança no Paraná (PT, PC do B e PV), protocolou recurso no TSE requerendo a cassação da candidatura do ex-juiz federal Sérgio Moro (União Brasil), eleito no início do mês para uma cadeira no Senado Federal pelo Paraná. A Federação aponta o descumprimento do requisito de filiação partidária no prazo legal.

 

IPVA Paraná

O STF julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade que questionava a lei paranaense que tratava sobre o IPVA. A referida lei alterou a incidência do fato gerador do IPVA para 1º de abril de 2015, ao invés de 1º de janeiro. O relator da ação era o ministro André Mendonça.

 

Partidos Políticos

Presidentes do MDB, PSDB, Podemos e Cidadania, os quatro partidos que apoiaram a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, se reuniram em Brasília para tratada a formação de uma federação entre as siglas.

 

“Rádio Peão” I

Comunicador sempre bem-humorado e humorista, o suplente de vereador João Diego, que assumiu por um mês a cadeira da titular Beth Leal, já deixa saudades no legislativo municipal. Apesar de ter deixado a cadeira a quase um mês, na “rádio peão” dos corredores da política tupiniquim, circulam boatos de um áudio, possivelmente gravado de forma criminosa, no qual João Diego estaria “reclamando” por não ter recebido o salário pelo mês que substituiu a vereador do Republicanos.

 

“Rádio Peão” II

“Quem me conhece sabe que sou brincalhão. Eu recebi sim. A Beth é uma pessoa muito justa e tenho certeza que não faria nada para que esse direito fosse tirado de mim. Mas, preciso aprender melhor a lidar com o lado mal da política, onde as pessoas mal intencionadas distorcem tudo”, disse o comunicador. A mesma “Rádio Peão” trouxe “informação” de que João Diego recebeu algumas “alfinetadas” dos seus pares temporários por ter se posicionado contra ao projeto 126/2022, proposto pela Mesa Diretora, que extinguiu e criou cargos na estrutura da Câmara. João Diego foi o único voto contrário à proposta.

 

Assinaturas necessárias

A Confederação Nacional de Municípios conseguiu coletar as assinaturas necessárias para que a PEC que prevê a ampliação em 1,5 ponto percentual ao FPM possa tramitar na Câmara dos Deputados. A proposta é uma das prioridades do movimento municipalista para que os municípios possam arcar com os custos do piso da enfermagem, que terá impacto de R$ 10,5 bilhões ao ano.