Cotidiano

Otimismo para o fim de ano abre expectativa de vagas extras de trabalho

Otimismo para o fim de ano abre expectativa de vagas extras de trabalho

Cascavel – O fim de ano é uma época de festas, confraternizações e, também, de oportunidades de trabalho. Depois de dois anos amargando prejuízos o setor empresarial está “otimista” com a chegada deste “Fim do Ano” e já planeja abertura de vagas temporárias, esperando a tradicional movimentação do Natal e Ano Novo tenha um saldo positivo melhor do que em 2021, quando a economia ainda estava diretamente impactada pelos os efeitos da pandemia.

Fábio Bigolin, vice-presidente do setor de comércio da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), reforçou que entre os empresários a expectativa de 2022 é bem melhor do que no ano passado. “A economia dá sinais de recuperação, comércio e serviço estão aquecidos”, disse. Reflexo disso, será a retomada também de uma campanha local da associação de muitos prêmios para o Natal, que visa estimular as pessoas a consumirem no comércio local.

Bigolin lembrou ainda que a demanda de atendimento do comércio é maior e que, por isso, muitos empresários precisam de mais colaboradores, quando grande parte acaba optando pelas vagas temporárias que atendem as necessidades do período. “Com o período de atendimento mais amplo, também precisamos de mais colaboradores”, reforçou, lembrando ainda que já existe uma grande quantidade de vagas de emprego aberta no geral, e que as temporárias vêm reforçar o quadro.

Marlene Crivelari, chefe da Agência do Trabalhador de Cascavel, disse que ainda não foram abertas vagas temporárias, mas que a expectativa é que nos próximos dias os empresários já comecem a procurar esse tipo de trabalhador, que é importante para dar conta da demanda do Fim de Ano. Além disso, diariamente, existe um grande leque de oportunidades. Nesta quarta-feira (19), tinha um total de 883 vagas abertas na agência, de diversos cargos, funções e salários.

Trezentas vagas

Outra oportunidade foi aberta nesta quarta-feira (19). A Coopavel está realizando processo seletivo para o preenchimento imediato de 300 vagas operacionais nos frigoríficos de aves e suínos, aqueles que funcionam na área industrial da cooperativa, na BR-277, saída para Curitiba, em frente ao Autódromo Internacional de Cascavel. A recepção aos candidatos acontece das 8h às 18h.

Os interessados em participar do processo de seleção da Coopavel podem se dirigir, nas quartas-feiras das 8h às 18h, à Área de Gente e Gestão, no setor de recrutamento e seleção, na área industrial. Nos outros dias úteis da semana, os candidatos podem procurar a Agência do Trabalhador.

Foto: Arquivo/Divulgação

+++

20,2% das empresas paranaenses pretendem contratar temporários

Cascavel – A expectativa positiva também se reflete também em todo o estado do Paraná. Segundo um levantamento feito pela a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) em parceria com o Sebrae/PR, 20,2% das empresas paranaenses pretendem contratar funcionários temporários neste ano. Em 2021 esse percentual foi de 37,5% e em 2020 foi de 25,5%, volumes acima da média dos anos anteriores, pois visavam suprir as demissões ocorridas durante a pandemia.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a contratação de temporários neste ano reflete uma estabilidade no mercado de trabalho, ao contrário do que ocorreu nos dois primeiros anos da pandemia, que foram marcados por grandes oscilações entre dispensas e contratações.

“A perspectiva é positiva para o comércio no último trimestre de 2022, que também será alavancado pela Black Friday, Copa do Mundo e as tradicionais celebrações de fim de ano, com o comércio de bens se destacando, o que se reflete nas vagas mais ofertadas. Da mesma forma, os setores de turismo e serviços demonstram a pretensão de contratar trabalhadores de forma temporária para o reforço de suas equipes”, afirmou.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn, com exceção dos últimos dois anos de pandemia, 2022 é o que tem o maior percentual de contratação de temporários desde 2015, mostrando o quão aquecido está o setor de comércio e serviços para o final do ano. “Um pouco mais de 20% das empresas paranaenses querem realizar contratação temporária e, dessas, 87% dizem ter chances de efetivação”, analisou.