Nesta segunda-feira (8) aconteceu a Reunião de Planejamento Financeiro e Pedagógico, no auditório do Ceavel. O encontro foi realizado para os professores regentes dos 1° anos, e trabalhou os seguintes temas: Resolução 1 de 27 de julho/2022; Processo de Escolha de Diretores; Planejamento Semanal – Planos de Aula.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, abriu a reunião, falando sobre a Resolução 01/2022, que versa sobre os condicionantes do Fundeb e os prazos para a inclusão dos condicionantes no Simec (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação).
Ela lembrou os profissionais presentes que todas as condicionantes impostas no documento não são algo exclusivo de Cascavel, mas que todos os municípios e todos os estados brasileiros estão tendo que se adequar a estas mudanças.”Nós estamos aqui discutindo com vocês, trazendo o conhecimento pra vocês, pois são questões que implicam diretamenteno nosso trabalho enquanto professores e enquanto profissionais da Rede Municipal de Ensino”.
A secretária apontou as principais mudanças que gerarão impacto na Educação, como a regulamentação do VAAT (valor anual total mínimo por aluno) do Novo Fundeb, em que uma das condicionalidades para que as Redes Municipais possam pleitear estes recursos é ter os currículos alinhados à BNCC. Os resultados referentes à aprendizagem, a oferta de Educação em Tempo Integral, o combate à Evasão Escolar e às desigualdades educacionais também são fatores que definirão a distribuição de recursos para a Educação, a exemplo do ICMS Educação, que logo passará por votação na Assembleia Legislativa do Paraná.
Também conduziram o encontro a responsável do Setor de Gestão Escolar, Gislaine Buraki de Andrade, que trabalhou sobre o Projeto de Lei – Processo de Escolha de Diretores, e pela Diretora do Departamento Pedagógico, Rosane Aparecida Brandalise Corrêa, que explicou aos professores sobre as ações e práticas pedagógicas, Planejamento Semanal – Planos de Aula, resultados da Avaliação Diagnóstica e retomada de conteúdos, promovendo socialização sobre os temas com os professores presentes.
Crédito: Secom