Cascavel – A Transitar ampliou os cruzamentos com áreas de espera segura para motociclistas em semáforos e na região central, mais sete cruzamentos receberam a sinalização, totalizando 13 locais que contam com essa “área extra” para as motos. O objetivo da sinalização é melhorar a visibilidade nesses cruzamentos tanto para pedestres quanto para os condutores de veículos automotores, reduzindo também os conflitos de trânsito entre automóveis e motocicletas, uma vez que muitas vezes o “ponto cego” do motorista é a causa de sinistros de trânsito.
De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, os conhecidos bolsões para motos fazem parte das ações visando à segurança dos motociclistas. Desde 2021, o tripé de segurança viária que inclui a engenharia, educação e fiscalização de trânsito, tem priorizado ações com foco na redução de acidentes e óbitos entre motociclistas em Cascavel, considerando o aumento no número de óbitos. O ano de 2020 teve um aumento de 145% de óbitos em relação a 2019. Já no ano passado teve uma redução de 23%.
Segundo o engenheiro de trânsito da Transitar, Juliano Denardin, vários locais foram avaliados para receber o dispositivo de segurança que vem sendo implantado em Cascavel desde o fim de julho do ano passado, tendo como um dos requisitos para escolha do cruzamento o registro de acidentes no local
Foto: Transitar
Novas áreas sinalizadas
Cuiabá x General Osório;
Cuiabá x Salgado Filho;
Cuiabá x Pio XII;
Cuiabá x Osvaldo Cruz;
Cuiabá x Tancredo Neves;
Cuiabá x Silvino Casagrande;
Cuiabá x Avenida Assunção.