Cotidiano

Pequenos negócios do Paraná já podem se inscrever no Programa Brasil Mais

No ciclo passado, empresas participantes no estado obtiveram, em média, 94% de aumento de produtividade e 39% no faturamento

Pequenos negócios do Paraná já podem se inscrever no Programa Brasil Mais

 

Estão abertas as inscrições para o programa Brasil Mais, que oferece atendimento gratuito a microempresas e empresas de pequeno porte que desejam inovar em seus produtos, serviços e processos e aumentar os lucros por meio dos ganhos de performance. O atendimento é subsidiado pelo Sebrae Paraná e realizado por 35 Agentes Locais de Inovação (ALI). Para se inscrever, basta acessar o site: www.gov.br/brasilmais.

As empresas selecionadas para atendimento do Sebrae Paraná receberão acompanhamento por quatro meses, incluindo visitas individuais e encontros coletivos, que poderão ser realizados de forma presencial ou online. Neste ano, o programa terá dois ciclos, de quatro meses cada. O primeiro começa a partir de 21 de março e o segundo em 18 de julho.

Em 2022, a expectativa é atender 1.750 empreendimentos das áreas de serviços, indústria e comércio. Os ALI são capacitados pelo Sebrae Paraná para elevar o nível de produtividade e competitividade dos pequenos negócios participantes por meio da promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. São soluções para aprimorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

No ano passado, 1.542 pequenas empresas paranaenses foram atendidas em 144 diferentes municípios. Em média, uma empresa que participou do programa Brasil Mais no Paraná obteve 94% de aumento de produtividade, 39% de aumento no faturamento, e apresentou 58% de diminuição dos custos variáveis. Os empreendedores atendidos pelo programa em 2021 faturaram 42% acima da média das micro e pequenas empresas em geral.

A coordenadora do projeto ALI no Paraná, Danubia Milani, afirma que o programa tem auxiliado muitas empresas que vem sofrendo com os impactos da pandemia de Covid-19. “O Brasil Mais ajuda a identificar os principais gargalos no negócio e, por meio do sprint da inovação, trabalha para que ele se torne mais estruturado, sólido e sustentável”, explica. Segundo a consultora, o programa abre portas para outras soluções do Sebrae Paraná, como consultorias in company e o Sebraetec, que disponibiliza serviços tecnológicos subsidiados para as empresas.

O fisioterapeuta e sócio de uma empresa da área da saúde, que fabrica palmilhas ortopédicas, na região de Londrina, Clayton Fuzetti, inscreveu o negócio pela segunda vez no programa, no ano passado. A primeira vez que recebeu as consultorias do ALI foi em 2016, no início da empresa, para estruturar a gestão, qualidade e processos de produção. “Em 2021, entramos no programa para validar um processo de exportação e já conseguimos enviar o nosso produto para cinco países”, comemora. O objetivo, agora, é aumentar o número de clientes fora do Brasil.

Brasil Mais

O programa Brasil Mais é uma iniciativa do Ministério da Economia (ME) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Assessoria