Policial

Falta cadeia: Paraná tem 28.935 mandados de prisão em aberto

Sistema penitenciário tem 18.827 vagas em 13 presídios já lotados

Cerca de 24 novas penitenciárias, quase o triplo de vagas do que existe atualmente, seriam necessárias para suportar todos os foragidos da Justiça no Paraná. Segundo levantamento feito pelo O Paraná no Banco Nacional de Mandados de Prisão, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o Estado tem 28.935 mandados de prisão em aberto, à espera de serem cumpridos. Se todas essas pessoas fossem presas, a população carcerária no Paraná aumentaria 2,5 vezes, saltando para 48.565 detentos.

Um dos maiores problemas enfrentados para que esta demanda seja cumprida está justamente na falta de vagas do sistema prisional. Além das cadeias em Delegacias de Polícia superlotadas, o Paraná tem capacidade para 18.827 presos nas penitenciárias, mas abriga 19.630, superlotando o sistema.

O município com o maior número de mandados em aberto no Estado é Curitiba, com 7.058 documentos expedidos. No oeste, o destaque é para Foz do Iguaçu, que possui 1.542 mandados. Em Cascavel são 778; Guaíra são 464; Toledo 208; Marechal Cândido Rondon, 205, e, Medianeira, tem 158 determinações de prisão em aberto.

Dos mandados em aberto, a maioria dos crimes é de tráfico de drogas, roubos, furtos e homicídios.

Em todo o Brasil há mais de 600 mil mandados em aberto. A maioria deles, mais de 211 mil, é do Estado de São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais.

A estatística do CNJ concentra dados das Justiças estadual, federal, militar e eleitoral. Cabe ressaltar que uma pessoa pode ter contra si mais de uma ordem de captura em aberto. Tissiane Merlak