Rio de Janeiro – Criado há 24 anos, em 1993, pela lenda carioca Rorion Gracie para “apenas” provar que o jiu-jítsu era capaz de superar qualquer outra arte marcial, independentemente de tamanho ou peso dos lutadores, o UFC cresceu e tomou proporções mundiais. Neste sábado o evento terá uma das principais edições dos últimos anos, com a aguardada luta entre os meio-pesados estadunidenses Daniel Cormier e Jon Jones, valendo o cinturão. Já a co-luta principal da noite em Anaheim, em Los Angeles (EUA), terá o brasileiro Demian Maia em busca do título dos meio-médios contra o americano Tyron Woodley, atual campeão.
Paulista de 39 anos, Demian Maia é o único atleta do Ultimate que segue à risca os ensinamentos da Dinastia Gracie. Nesta noite ele tem a chance de mostrar ao mundo que a arte suave ainda pode prevalecer e trazer um cinturão inédito ao País.
Demian é um dos poucos, para não dizer o único, que claramente ainda luta por uma modalidade. E não tem vergonha disso, pelo contrário. Resgatar a “filosofia Gracie” é um motivo de orgulho para o brasileiro, que venceu nove das suas 19 vitórias no UFC por finalização.
“Eu não vejo alguém que busca lutar o jiu-jítsu, que quer provar algo. Hoje, não vejo ninguém defender [a modalidade] igual eu, mas pode aparecer mais gente. Depende muito do que a empresa quer. Se eles quiserem estimular esse tipo de lutador, que é especialista, é só dar oportunidade para esse tipo de lutador. [O UFC] foi criado pela família Gracie como uma forma de marketing do jiu-jítsu brasileiro, e, obviamente, como qualquer outra empresa, quando é vendida, vai mudando o direcionamento dela. E foi isso que aconteceu”, explicou o lutador, que acha interessante, como público, ver especialistas em combates.
Cris Cyborg
A curitibana Cris Cyborg será outra representante do Brasil no card principal do UFC 214. Especialista em muay thai, e faixa marrom em jiu-jítsu, ela aposta na trocação em pé contra a estadunidense Tonya Evinger, valendo o inédito cinturão dos penas feminino. Cyborg lutará antes de Demian Maia e deverá abusar do boxe e da capoeira. Já no card preliminar estarão Renan Barão e Renato Moicano, que lutarão contra Aljamain Sterling e Brian Ortega, respectivamente. O UFC 214 está marcado para iniciar as 19h15.