A Secretaria Municipal da Educação de Foz dará início, nessa segunda-feira (08), ao período de matrículas para o 1º ano do ensino fundamental. O prazo seguirá até o dia 10 de novembro para alunos egressos dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e também da rede privada.
A mãe, o pai ou responsável legal pela criança deverão comparecer a uma das 50 escolas do município, portando os documentos pessoais (da criança e do responsável) e a declaração de matrícula do Infantil 5, emitida pelo CMEI, ou da pré-escola, emitida pela instituição de ensino da rede particular.
Para frequentar o 1º ano do ensino fundamental, a criança deve ter 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2022. O Município não se obriga a garantir vaga escolar em instituições ou turnos de preferência do aluno ou de sua família.
Rematrículas
Para todos os alunos do ensino fundamental (2º ao 5º ano, Classes Especiais e Educação de Jovens e Adultos) já matriculados na rede municipal de ensino, as rematrículas poderão ser realizadas de forma automática com encaminhamento do formulário através do aluno, entre os dias 16 a 19 de novembro.
Os pais deverão ser chamados para realizar a rematrícula presencial caso haja mudança de horário de turmas, neste caso os responsáveis legais deverão ser comunicados antecipadamente.
Transferências
As transferências e matrículas para alunos de todos os anos/ modalidade de ensino, egressos e provenientes de outras redes de ensino, de outros municípios ou estados e entre as escolas da rede municipal começarão em fevereiro de 2022. Para alunos com matrícula ativa na rede municipal de Foz do Iguaçu, a transferência será realizada somente mediante a apresentação da declaração de vaga emitida pela escola de destino.
EJA
As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos serão efetivadas a partir de fevereiro. Os alunos desistentes do processo de escolarização de outros anos letivos poderão ter seus conhecimentos aferidos através de um processo de classificação para a matrícula na fase I (Rede Municipal) na própria escola e na Fase II (Rede Estadual) na sede da Secretaria da Educação com a Coordenação do curso.
Documentação Obrigatória
Os documentos necessários para ingresso na rede municipal do ensino fundamental (anos iniciais) são: Certidão de Nascimento (original e cópia); RG e CPF, caso a criança tenha (original e cópia); RG e CPF dos pais ou responsável legal; Cartão SUS – Sistema Único de Saúde (original e cópia); Comprovante de atualização do Cadastro Único (Programa Bolsa Família), caso tenha; Fatura da concessionária de energia elétrica atualizada; Declaração de Vacinação atualizada, emitida pela unidade de saúde; Documento de guarda unilateral, regulamentação de visitas, medida protetiva e outros que restrinjam ou ampliem os responsáveis e telefone atualizado.
(Assessoria)