Esportes

Atletas do programa Geração Olímpica conquistam medalhas nos Jogos Paralímpicos

Jovane Guissone ganhou medalha de prata na prova da espada na Esgrima em Cadeira de Rodas

Atletas do Geração Olímpica conquistam medalhas nos Jogos Paralímpicos  -  Jovane Guissone ganhou medalha de prata na prova da espada na Esgrima em Cadeira de Rodas.   -  Tóquio, 26/08/2021  -  Foto: Pedro Ramos
Atletas do Geração Olímpica conquistam medalhas nos Jogos Paralímpicos - Jovane Guissone ganhou medalha de prata na prova da espada na Esgrima em Cadeira de Rodas. - Tóquio, 26/08/2021 - Foto: Pedro Ramos

Atletas do Programa Geração Olímpica, do Governo do Estado, conquistaram duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Uma prata na esgrima em cadeira de rodas e um bronze na natação. Jovane Guissone ganhou medalha de prata na prova da espada na Esgrima em Cadeira de Rodas. Nascido no Rio Grande do Sul, o esgrimista compete pela Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), com sede em Curitiba. Guissone disputou a final contra Alexander Kuzyokov e o cujo placar final foi 15 a 8, favorável ao representante do Comitê Paralímpico Russo. “Eu estou feliz, joguei solto, coloquei em prática o que treinei e voltar com uma medalha no peito é fruto de muita dedicação”, ressaltou Guissone.

TRAJETÓRIA ATÉ A PRATA – Após realizar uma excelente primeira fase com quatro vitórias e uma derrota, Jovane Guissone garantiu classificação para as quartas e venceu o iraquiano Ali Ammar por 15 a 10. Nas semifinais, ele derrotou o britânico Dimitry Coutry pelo placar de 15 a 13 com direito a uma virada. A medalha em Toquio é a segunda conquistada por Jovane Guissone para a esgrima em cadeira de rodas do Brasil. Ele foi ouro em Londres 2012.

PODCAST – Em julho desse ano, Jovane participou do podcast da Paraná Esporte e já falava da expectativa de conquistar medalha nos Jogos Paralímpicos em Tóquio.

BRONZE NA NATAÇÃO – O nadador Eric Tobera, classes S4, garantiu medalha de bronze na prova de revezamento 4×50 livre misto – 20 pontos (que representa a soma das classes funcionais dos quatro atletas que competem). O curitibano disputou as eliminatórias e classificou o Brasil para a final. Já na final, o time do Brasil teve outra formação.

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), quem disputa as classificatórias também recebe a medalha, mesmo que não suba ao pódio. Tobera conquistou o bronze com o time composto por Daniel Dias, Patrícia Pereira dos Santos, Joana Neves e Talisson Glock – os quatro que caíram na piscina na final – e Laila Zuzigan e Gabriel Melone, que fizeram a eliminatória com Tobera. A equipe brasileira finalizou a prova com o tempo de 2min24s82.