Economia, estilo, praticidade e facilidade de uso. Estes são os quatro pilares nos quais se apoia o sucesso da Honda Biz. Lançada em 1998, o modelo imediatamente conquistou uma ampla parcela de brasileiros, motociclistas que não precisaram de muitas explicações para entender a incomparável superioridade da Biz em qualquer um dos quatro quesitos acima.
Para as versões 2018 da Biz 110i e 125i a Honda apresenta mais ampla renovação aplicada à tais modelos desde que chegaram ao mercado, contemplando-as com importantes modernizações técnicas e estéticas que visam exaltar suas características de sucesso e adequá-las às necessidades atuais.
Tanto a Biz 110i como a 125i compartilham mudanças no design que as tornou ainda mais atraentes, como o novo grupo ótico frontal, painel inédito e laterais e rabeta com novo desenho, além de novas opções de cores de assento e partes internas.
No aspecto da praticidade os destaques são a ampliação do espaço sob o assento, novo sistema de abertura do banco, um inédito gancho retrátil para transporte de bolsas, sacolas ou mochilas na face posterior do escudo e tomada de força 12V.
aspecto técnico as Biz em versão 2018 mantém os modernos motores de 110 e 125cc alimentados por injeção eletrônica PGM-FI e incorporam o sistema de freios combinado CBS (Combined Brake System) em ambas versões, proporcionando mais segurança eficiência nas frenagens.
Design
Herdeira direta das famosas Super CUB Honda, que em 2018 completam 60 anos de produção contínua e nada menos do que 100 milhões de unidades vendidas, no Brasil, a Honda Biz sucedeu a C 100 Dream, primeira CUB made in Manaus e responsável pela popularização deste segmento no Brasil.
Visando o desenvolvimento de um modelo tão importante e tradicional como a C 100 Dream, a equipe de técnicos da HRB – Honda Research Brazil, divisão de pesquisa da empresa no Brasil – conseguiu emplacar uma inovação que transformou o espaço de carga da CUB nacional: a "mágica: consistiu em dotar a novidade de um amplo espaço sob o banco, capaz de abrigar um capacete e o que mais for necessário.
Para tal, substitui-se a roda traseira de 17 polegadas tradicionais às CUB por outra, menor, de 14 polegadas. Com isso foi criado o espaço para o porta-objetos sem que a dinâmica superior característica das CUB fosse alterada, mantendo também aspectos relevantes como robustez e capacidade de enfrentar terrenos ruins com total competência e segurança.
À reboque desta alteração técnica as Biz trouxeram um design marcante, fluido, com formas modernas que imediatamente conquistaram os consumidores, que enxergaram na novidade a somatória das características de economia, facilidade de uso e robustez da clássica C 100 Dream à um design inédito, harmonioso e indiscutivelmente mais moderno.
Os modelos da Biz para 2018 preservam totalmente tais características de sucesso acrescidas de uma evolução estética pontual, que sabiamente não descaracterizou os modelos, mas apenas proporcionou-lhes a atualização do estilo consagrado. As Biz de hoje e de ontem são genuínas representantes do que há de melhor e mais elaborado em termos de design.