Cotidiano

Frente fria perde força, mas traz um pouco de chuva para a região

Apesar de necessária, a chuva vem frac

Frente fria perde força, mas traz um pouco de chuva para a região

Cascavel – Uma frente fria avançou pelo Sul do País, ocasionando chuvas no norte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e chegou ontem (11) ao Paraná, devendo provocar chuvas isoladas na região oeste nesta quarta-feira, uma vez que o sistema perde força e não consegue se estabelecer na região.

Apesar de necessária, a chuva vem fraca. Os acumulados previstos são baixos e não devem reverter o quadro de baixa umidade nos solos, que não têm chuva com volumes expressivos há pelo menos dois meses.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a previsão para esta quarta na região oeste é de tempo parcialmente nublado e com pancadas de chuva. A chuva deve chegar já na madrugada e se estender durante a manhã.

A previsão é de 13,1 milímetros de chuva para Cascavel, 12,2mm para Toledo, em Palotina a previsão é de 12,9mm e de 1,5mm para Foz do Iguaçu.

“Após a passagem dessa frente fria, o tempo fica seco novamente”, destaca o meteorologista Lisandro Jacobsen, do Simepar.

Conforme o Simepar, o Paraná está sob influência desses sistemas frontais (frente fria) que trazem chuva e normalmente se formam todas as semanas, algumas vezes com maior intensidade, outras com menor influência, principalmente quando o ar está muito seco. “Quando a frente fria chega e encontra umidade, vem mais chuva. Mas, ultimamente, tem acontecido de ficar mais seco, com isso, as frentes chegam aqui e não conseguem evoluir da forma que eram”, explica Jacobsen.

Chuvas intensas

Apesar da previsão de pouca chuva, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu ontem alerta de chuvas intensas. O aviso, iniciando-se às 22h de ontem, prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A previsão é de que as regiões metropolitana de Curitiba, central, litoral, norte, oeste, sudoeste e sul sejam afetadas no Paraná.

 

Temperatura cai

De acordo com o Simepar, as temperaturas variam pouco durante o dia desta quarta, mas a partir da noite haverá forte resfriamento, especialmente no oeste, no sudoeste e no centro-sul do Paraná.

Em Cascavel, amanhã (13) a mínima fica na casa dos 10ºC e a máxima não passa de 22ºC. Em Foz do Iguaçu, a mínima na quinta fica em 11ºC e a máxima, 24ºC. Já em Toledo, a mínima nesta quarta é de 14ºC e a máxima não passa dos 20ºC. Na capital, Curitiba, a mínima hoje fica em 12ºC e a máxima não ultrapassa os 15ºC.

Reflexos na agricultura

As principais culturas que estão sendo cultivadas no momento na região oeste, nos núcleos de Cascavel e Toledo, são o milho safrinha (2ª safra), que está em 83% das lavouras em fase de floração e frutificação, e, o trigo, que começou a ser plantado em 21.100 hectares.

De acordo com o boletim de acompanhamento de safra, divulgado semanalmente pelo Deral (Departamento de Economia Rural), de uma semana para outra aumentou em 32,7% a área plantada de trigo, o que representa 14.200 hectares.

Tanto uma quanto a outra cultura precisam de chuva. E, mesmo com acumulado pequeno, em torno de 10mm na última semana, essa chuva e a previsão para esta semana auxiliam no plantio. “Muitos produtores plantam na expectativa de chuvas”, reforça o técnico Hugo Godinho, do Deral.

Entra em operação o serviço Alerta Geada

Entrou em operação nessa terça-feira (11) o Alerta Geada, serviço que o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e o Simepar oferecem de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a adotar técnicas para proteção de cafezais.

O serviço é destinado prioritariamente à proteção de lavouras com até dois anos de implantação. Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo.

Além do boletim diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, é emitido, e amplamente divulgado, um pré-alerta com 48 horas de antecedência. Caso as condições para formação de geadas persistam, um novo aviso, de ratificação, é expedido em até 24 horas antes da previsão de ocorrência do evento.

O boletim diário e os alertas de geada podem acompanhados no aplicativo Iapar Clima, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play e nas páginas www.idr.pr.gov.br e www.simepar.br.