Política

Informe da redação: balanço da agenda, 13º de aposentados e golpe da vacina

Balanço da agenda

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, volta de Brasília cheio de expectativa. Em conversa rápida com o Jornal O Paraná, Paranhos destacou a reunião que teve no Ministério da Saúde e que aguarda decisão do ministro Marcelo Queiroga sobre a possibilidade de Cascavel poder usar já as vacinas que estão guardadas para a segunda dose e acelerar a vacinação. Para que isso ocorra, o prefeito precisa da garantia do ministério de que não irão faltar vacinas para a segunda dose.

 

13º de aposentados

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou ontem que o governo vai antecipar o 13º salário de aposentados e pensionistas, medida que injetará R$ 50 bilhões na economia. É uma tentativa de reduzir os efeitos econômicos da crise causada pela pandemia de covid-19. Ela não tem impacto fiscal. O ministro prometeu anunciar as novas datas de pagamento do 13º após a aprovação do Orçamento de 2021 pelo Congresso.

 

Leilão de aeroportos

O governo federal recorreu ao TRF-4 para derrubar uma decisão individual de primeira instância que suspendeu provisoriamente o leilão da sexta rodada de 22 terminais aeroportuários, programado para 7 de abril. O leilão está dividido em blocos. O do Sul tem nove aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Navegantes e Joinville (SC), e Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). O investimento total previsto é de mais de R$ 6 bilhões.

 

Golpe da vacina

A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Taipan para investigar um grupo suspeito de oferecer fraudulentamente, ao Ministério da Saúde, 200 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, em nome de um grande consórcio farmacêutico. A corporação considera o caso como uma tentativa de estelionato clássico, que não teve êxito. Foram cumpridos mandados em Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

Remarcado

A prova do concurso da Polícia Civil do Paraná foi remarcada para 3 de outubro. De acordo com a nota, a nova data foi definida pela perspectiva de melhora no quadro epidemiológico no Brasil para os próximos meses. Ao todo, são 106 mil inscritos no processo seletivo.

 

Com covid-19

O prefeito de Jesuítas e presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Júnior Weiller, testou positivo para covid-19 e, atendendo orientação médica, segue em repouso. Segundo a assessoria da AMP, o estado de saúde dele é bom, tendo apenas sintomas leves e sem febre ou dores.

 

Pesquisa de preços

Em tempos de explosão de preços por aumento da demanda, o TCE-PR apresentou recomendações à Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) para aprimorar a pesquisa de preços e impedir eventuais compras de medicamentos e outros produtos farmacêuticos com sobrepreço.

 

Que confusão

Flagrado fazendo um gesto conhecido como símbolo de ódio empregado por militantes de extrema-direita e supremacistas brancos em uma sessão plenária, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Filipe Martins, foi afastado do cargo. Na ocasião, Martins estava acompanhando o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, convidado para uma sessão de debates sobre os esforços para a aquisição de vacinas contra a covid-19 para o Brasil. Filipe fez um gesto com a mão direita, juntando os dedos indicador e polegar, com os outros três levantados. Em uma publicação do Twitter, afirmou que estava apenas ajeitando a lapela do terno. Nos bastidores, a conversa é que o afastamento do assessor garante sobrevida ao chefe, Ernesto.