Cotidiano

Rede municipal de Cascavel passa a ter aulas on-line

Nesse um ano de pandemia, as atividades foram desenvolvidas pelos professores e entregues aos pais nas escolas para que os alunos resolvessem em casa e eram corrigidas na sequência

Rede municipal de Cascavel passa a ter aulas on-line

Após um ano vivendo uma nova realidade em todos os setores da sociedade, a pandemia também alterou a rotina escolar. Em Cascavel, desde o surgimento do primeiro caso confirmado da covid-19, em 22 de março de 2020, medidas de prevenção vêm sendo adotadas. Entre elas, está a suspensão por tempo indeterminado das aulas presenciais na rede municipal.

O impacto foi sentido logo de cara, já que a didática dos professores é toda organizada com dinâmicas em sala de aula e atividades para casa, mas o professor está sempre disposto a arregaçar as mangas e criar meios de adaptação para que os alunos não sejam prejudicados.

Nesse um ano de pandemia, as atividades foram desenvolvidas pelos professores e entregues aos pais nas escolas para que os alunos resolvessem em casa e eram corrigidas na sequência. Além disso, foram criados grupos de WhatsApp de pais e professores para que pudessem auxiliar, mesmo que de forma remota. “Não se trata de algo que depende unicamente dos professores, contamos muito com a colaboração dos pais para que todo esse processo dê certo”, ressalta a professora Ana Paula Koren.

Com o passar dos meses, ficava cada vez mais nítida a necessidade da interação entre professores e alunos, e entre alunos e colegas, pois isso é fundamental no desenvolvimento dos pequenos. “A educação, de tempos em tempos, passa por desafios e, neste momento, o nosso maior desafio é a questão do ensino durante a pandemia”, afirma a secretária de Educação, Marcia Baldini, que entende que manter a interação entre aluno e professor é a chave do sucesso nesse novo desafio.

Na semana passada foram realizadas capacitações, quando os profissionais da rede municipal também receberam orientações por meio da Instrução Normativa 02/2021 em relação ao uso das plataformas digitais, que fornece as informações necessárias para organizar os próximos meses de aulas.

On-line

Com a expectativa de voltar às salas de aula frustradas neste início de ano devido ao agravamento da pandemia, tanto os professores, como os pais e os alunos aguardavam pelas aulas on-line, mais uma ferramenta disponível para melhorar o aprendizado das crianças. “A Sofhie ficou muito ansiosa. Ela queria a aula on-line e, quando a professora disse que iria ter essa aula, já ficou preparada”, conta Cristiane Silvestro, mãe da pequena estudante.

Ela conta que a própria filha, de oito anos, acessou o link e não teve dificuldade em utilizar a plataforma solicitada.

Além da ansiedade, é possível ver a alegria dos pequenos em voltar a ter interação com os professores e os amigos da escola, como relata a aluna Sofhie Silvestro, que gostou muito de ver a professora e seus amigos. Ela disse que estava com muita saudade deles.

Os professores estão se preparando para que os conteúdos sejam repassados da melhor forma possível, conforme a organização de horários feita por cada escola. “Agora, além das atividades impressas, podemos elaborar aulas em forma de vídeos e videochamadas”, acrescenta a professora Jane Tiem.

As aulas on-line são um complemento às atividades remotas, que continuarão sendo feitas enquanto não for possível retomar as aulas de forma presencial. “Ampliam o nosso alcance, possibilitando outras maneiras de desenvolvermos os conteúdos com os alunos”, afirma a professora Ana Paula Koren.

Investimentos da Secretaria de Educação

Além do investimento em capacitação dos profissionais, a Secretaria de Educação de Cascavel não mede esforços para proporcionar, mesmo a distância, educação de qualidade a todos os alunos da rede municipal e tem buscado meios para utilizar todas as ferramentas possíveis nesse processo. Exemplo disso é a parceira firmada ano passado entre a Semed e o Google, que permite o cadastro de cada professor da rede na plataforma G Suíte for Education, que, entre outros benefícios, permite o acesso ao Google Drive, com armazenamento ilimitado para atividades, textos, apresentações, vídeos e formulários; Google Sala de aula, para gerenciamento de turmas, comunicação com alunos, responsáveis, publicação de atividades, comunicados, agenda da turma e materiais de estudo; e Google Meet, para videoconferências com os alunos, com recursos avançados de gravação e duração ampliada de reuniões.

Além disso, a Secretaria de Educação também trabalha na aquisição de equipamentos para dar suporte aos alunos e aos professores na utilização da tecnologia.

Segundo a secretária de Educação, Marcia Baldini, além de empenhos que já estão encaminhados para unidades novas e para a renovação de laboratórios de informática, a Semed também busca recursos para a aquisição de equipamentos que vão facilitar e ampliar o acesso de alunos e professores às aulas on-line e às demais utilidades das novas tecnologias no ensino remoto. “Estamos finalizando o termo de referência para aquisição de notebooks para professores, tablets para alunos, e projetores multimídia para as salas que têm alunos de 4º e 5º ano neste momento. Esse registro de preço que estamos organizando passa de R$ 7 milhões e ainda é um percentual muito pequeno daquilo que a gente realmente precisa”, revela.

Dúvidas sobre atividades remotas

A secretária de Educação de Cascavel, Marcia Baldini, e a diretora do Departamento Pedagógico, Rosane Brandalise, foram convidadas pelos vereadores da Comissão de Educação da Câmara para participarem da reunião semanal ordinária esta semana. Os legisladores da comissão, Professor Santello (PTB), Liliam Porto (PT) e Beth Leal (Republicanos), pediram mais informações com relação ao andamento das aulas remotas durante a pandemia.

Na oportunidade, as responsáveis pela pasta falaram sobre as atividades remotas e as tecnologias digitais que estão ou serão implantadas para as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil. E repassaram quais são os suportes fornecidos aos profissionais que atuam nas unidades de ensino, alunos e familiares, bem como o recebimento de merenda escolar e também novas aquisições de computadores e outros equipamentos para as escolas.