Saúde

HU de Ponta Grossa chega a 650% de ocupação dos leitos da ala emergencial

Segundo UEPG, pacientes são atendidos em espaços que antes eram utilizados como leitos de observação

HU de Ponta Grossa chega a 650% de ocupação dos leitos da ala emergencial

Os leitos da ala emergencial do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), nos Campos Gerais do Paraná, chegaram a 650% de ocupação, de acordo com um relatório divulgado pela universidade na segunda-feira (1º).

No local, a capacidade é de quatro leitos emergenciais, mas estão sendo atendidas 26 pessoas. Conforme o hospital, são pacientes com quadros graves que aguardam leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva para covid-19.

Por meio de nota, o Hospital Universitário afirmou que estes pacientes estão recebendo atendimento em espaços que antes eram utilizados como leitos de observação.

Os locais, ainda segundo a UEPG, foram adaptados e receberam equipamentos para atender em caráter de urgência.

O hospital reforçou ainda que “não há pacientes em macas ou leitos improvisados” e ressaltou que as equipes da instituição “estão exaustas após um ano de pandemia”.

UTI lotada

O relatório divulgado pelo HU-UEPG também apontou que todas as vagas de UTI, sejam as exclusivas para covid-19 ou as de atendimento geral, estão ocupadas.

Além dos 10 leitos de UTI exclusivos da doença, outros nove pacientes com confirmação ou suspeita do novo coronavírus estão em vagas da UTI de atendimento geral. Apenas uma pessoa internada no setor não é paciente de covid-19.

Ponta Grossa tem 22.708 casos confirmados do novo coronavírus, com 15.175 pessoas recuperadas e 388 mortes registradas pela doença, segundo o último boletim divulgado pela Fundação Municipal de Saúde, na segunda-feira.

Fonte: G1 Paraná