Estão abertas até a próxima sexta-feira (26) as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2018. Cinco das sete universidades estaduais oferecem 4.711 vagas pelo Sisu: a UEL (Universidade Estadual de Londrina), Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e a Unespar (Universidade Estadual do Paraná).
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Pode concorrer quem fez a prova em 2017 e obteve nota acima de zero em redação.
“A oferta de vagas por meio do SiSU nas universidades estaduais é um importante fator de democratização do acesso aos estudantes que prestaram o Enem. Por ser um exame com qualidade referenciada nacionalmente, o Enem assegura o ingresso de estudantes preparados para o ensino superior”, ressaltou o coordenador de Ensino Superior da Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Mário Athayde Jr. Ele enfatizou ainda que o sistema possibilita o acesso a estudantes oriundos das várias regiões do país. “Isso dinamiza e enriquece culturalmente o convívio acadêmico de nossas universidades, bem como pode trazer benefícios a diversos segmentos da economia das cidades-sede, que recebem esses novos estudantes/residentes”, completou.
Todo o processo de inscrição é feito pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu, e o candidato precisa ter em mãos número de inscrição e senha de cadastro no Enem 2017. Ao ingressar no sistema, ele deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar estas opções durante todo o período de inscrição e será considerada válida a última alteração confirmada.
Nesta edição serão ofertadas, em todo o Brasil, 239.716 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Dessas, 30 são instituições públicas estaduais: um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades; 100 são públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade,36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e 61 universidades.
CRONOGRAMA
O resultado da chamada regular está previsto para 29 de janeiro e o período de matrícula vai de 30 de janeiro até 7 de fevereiro. Já o prazo para participar da lista de espera é de 29 de janeiro até 7 de fevereiro, sendo necessário que o candidato manifeste interesse em participar dela. A convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.