Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: Vacinação, capital empreendedora e Cartão Comida Boa

O Paraná é proporcionalmente o Estado que mais aplicou vacinas contra a covid-19 no país

Coluna ADI pelo Paraná: Vacinação, capital empreendedora e Cartão Comida Boa

Vacinação

O Paraná é proporcionalmente o Estado que mais aplicou vacinas contra a covid-19 no País. Enquanto o Paraná vacinou 158.780 pessoas, o Distrito Federal imunizou 76.424, o Espírito Santo 62.367 e o Rio Grande do Norte, 52.261. “O Paraná está acostumado a vacinar, tem experiência. São 1.850 salas de imunização à disposição da população. Somos referência para o País”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Capital empreendedora

De acordo com estudo da Endeavor (organização de apoio a empreendedores), em parceria com a Enap (Escola Nacional de Administração Pública), Curitiba é a 11ª cidade com melhor ambiente para empreender entre os 100 maiores municípios do País. A capital paranaense conseguiu a pontuação 7,40 (de 10) na média de um conjunto de fatores, que inclui ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

 

Comida Boa

O Cartão Comida Boa, auxílio de R$ 50 oferecido pelo governo do Paraná a famílias carentes para a compra de alimentos, passará a ser permanente. O governador Ratinho Júnior comunicou que vai manter o auxílio para alimentação a 210 mil famílias paranaenses em situação de extrema pobreza. “Vamos transformar em perene o projeto Cartão Comida Boa para as famílias de extrema pobreza. Serão atendidas aproximadamente 210 mil famílias, o que beneficia cerca de 1 milhão de pessoas”, declarou o governador.

 

Unificação

O líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que o parecer sobre a reforma tributária deverá contemplar aspectos de todas as propostas em análise no Congresso Nacional. “O governo quer votar tudo, inclusive privatizações, porque não há razão alguma para não tramitar tudo junto”, disse o deputado.

 

Frente Agro

O deputado federal Sérgio Souza (MDB) assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária. A vice-presidência do colegiado será exercida pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA). “A missão da frente é proteger o setor que tanto gera empregos, renda, impostos e responde por 50%, de forma direta e indireta, do PIB deste País”, disse Sérgio Souza.

 

Espetáculo

O senador paranaense Oriovisto Guimarães (Podemos) ressaltou que não haverá oposição à pessoa do presidente do Senado, mas a ideias e projetos. “Na política atual, já não existem mais ideal, programas partidários, pensamento estratégico de longo prazo preocupado com o futuro do Brasil, de nossos filhos e netos. “Hoje é muito triste ser senador da República. O espetáculo é dantesco”, disse.

 

Variante

A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Cascavel informou que investiga um caso suspeito da nova cepa do coronavírus. Trata-se de um venezuelano, que estava em Manaus, está internado e em isolamento no hospital. Com isso, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) publicou uma Nota Orientativa para prevenir a disseminação desta e de outras variantes da covid-19.

 

Sessão Solene

O Congresso Nacional abriu nessa quarta-feira (3) o ano legislativo, em sessão solene. A sessão foi comandada pelo novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e ao seu lado estava o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O início da sessão foi marcado pela leitura da mensagem enviada pelo Poder Executivo ao Legislativo.