Cotidiano

Projeto identifica alunos com dificuldades de aprendizado

Marechal Cândido Rondon – Pioneira em um importante programa de referência nacional, com o projeto-piloto “Modelo de Resposta à Intervenção”, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon dá importante passo dentro da educação pública. A apresentação do projeto-piloto ocorreu nesta semana pelo responsável técnico e tutor do programa, o fonoaudiólogo da Secretaria de Educação, Fagner Mallmann, que falou sobre as possibilidades, os objetivos e os ganhos com a aplicação do RTI.

Segundo Mallmann, o RTI permite a identificação precoce de crianças que apresentam dificuldades acadêmicas, monitora o progresso dessas crianças e oferta intervenções mais intensas de acordo com a necessidade de cada escolar. “É possível ainda usar o modelo de resposta à intervenção como critério para o diagnóstico da dislexia, auxiliando profissionais clínicos durante a avaliação interdisciplinar”, diz.

O RTI conta com aplicação de protocolo específico de avaliação, além de 12 encontros semanais para tutoria com os professores, que receberão orientação sobre as estratégias que deverão ser desenvolvidas em sala de aula. A primeira camada, como é chamada a primeira fase, tem duração de quatro meses, quando os profissionais envolvidos estarão em constante aprimoramento para aplicação do modelo de resposta.

“Temos todo o apoio da secretária de Educação, Márcia da Mota, além do auxílio da assessora pedagógica Sandra Wissmann”, destaca Mallmann.

Para a execução do RTI no Município, as escolas, com o auxílio financeiro da Secretaria de Educação, adquiriram o material recém-lançado. Estima-se que em torno de 350 alunos serão beneficiados nesta primeira camada do programa, que será executada no primeiro semestre de 2018.