Pela primeira vez desde que assumiu a gestão, o prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) confirma a possibilidade de reimplantar retornos na Avenida Brasil. Um estudo será feito pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) para verificar como será possível ceder à cobrança dos motoristas de Cascavel.
Desde o início do ano passado, com as obras do PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), foram proibidas as conversões à esquerda nos cruzamentos, obrigando os condutores a fazerem looping de quadra para cruzar a Avenida Brasil ou transitar na mesma, no sentido contrário. A mudança foi uma das necessidades apontadas para replanejar o sistema de transporte público. A ideia era agilizar o tráfego dos ônibus que voltam à Avenida Brasil (hoje trafegam na Paraná e São Paulo) com a implantação dos corredores exclusivos. Mas erros no projeto tornam difícil a execução de um serviço como o planejado. “Não há como implantar BRT [Bus Rapid Transit/Ônibus de Rápido Trânsito]. Para que isso fosse possível, as estações deveriam ser fechadas e elevadas. Da forma que está hoje, imagine se há um cadeirante aguardando o ônibus: o motorista teria que parar, descer e auxiliá-lo. Não seria ágil”, reforma Paranhos.
Com essa falha, segundo o prefeito, os retornos na Avenida Brasil podem ser reimplantados. “Será um longo trabalho de muito planejamento. Não teremos retornos em todos os cruzamentos para que ainda tenhamos um trânsito eficiente no transporte público. Pretendemos implantar retornos em cruzamentos que garantam segurança aos pedestres e ciclistas”, diz.
Além dos retornos na Avenida Brasil, o estudo prevê resolver outros impasses, como entroncamentos mais complexos. Dois em especial preocupam quando os ônibus estiverem em circulação na avenida: no entroncamento da Erechim com a Avenida Brasil e também no cruzamento da Praça da Bíblia. A expectativa é que o laudo completo seja concluído em três meses, mas ele será entregue em etapas à Prefeitura: a prioridade é o retorno.
Como serão os retornos
Mesmo antes de o estudo ser contratado, uma hipótese é lançada pela administração: implantar retornos apenas em cruzamentos com binários. Mas nem todos serão contemplados. Para que o retorno a esquerda seja possível, a ciclovia não pode estar paralela a via. Essa precaução evitaria colisões de carros e bicicletas.
Falhas e mais falhas
Para agilizar o tráfego de ônibus na Avenida Brasil é necessária a implantação de um sistema de onda verde no corredor – que não estava licitado nas obras do PDI. Para garantir que a pista da esquerda seja usada exclusivamente pelo transporte público, tachões serão instalados de fora a fora da avenida – em ambos sentidos.