Esportes

Brusque está na quarta fase da Copa do Brasil

Vitória garantiu vaga para o time catarinense. Foto: Mauro Fanha/iShoot/Folhapress
Vitória garantiu vaga para o time catarinense. Foto: Mauro Fanha/iShoot/Folhapress

O Brusque está na quarta fase da Copa do Brasil e embolsa uma cota de R$ 2 milhões. Um empate bastava, mas o time catarinense venceu o Brasil-Pe, por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (27), no Estádio Augusto Bauer.

Dos cinco catarinenses que começaram a disputa, só o Brusque segue vivo. Além disso, é o único clube da Série C do Brasileiro que permanece na Copa do Brasil, ao lado de times da primeira e segunda divisões. Mais uma façanha para a galeria de quem conquistou a Série D no ano passado e está na final do Campeonato Catarinense deste ano.

O Brusque não se acomodou com a vantagem construída em março com a vitória por 1 a 0 em Pelotas. Tocando a bola, procurou manter o jogo sob controle e evitar uma pressão dos gaúchos. 

Aos 38 minutos, o lateral Airton cruzou e o atacante Marco Antônio, de cabeça, abriu o placar e aumentou para 2 a 0 a vantagem no agregado. Em vez de comemorar, o jogador precisou ser atendido pelo departamento médico.

– Foi um gol estranho. Tomei um joelho na boca do estômago. Mas feliz em ajudar a equipe – afirmou Marco Antônio, na saída para o intervalo, à reportagem do SporTv.

O Brasil voltou para o segundo tempo com o atacante Dellatorre no lugar do lateral Mateus Mendes. Entrou e ficou apenas oito minutos em campo: foi expulso ao acertar o rosto de Éverton Alemão com o cotovelo em uma disputa de bola. 

Aos 24, mais uma expulsão: Bruno Santos recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o Brasil com nove. Se já era difícil, com dois a menos a missão pelotense se tornou quase impossível.

Com dois gols de vantagem e dois jogadores a mais, o Brusque tratou mais de administrar do que de forçar a ampliação do placar. O Brasil quase chegou ao empate aos 44. Luiz Henrique fez grande jogada dentro da área e serviu Ananias, que isolou a bola.

No domingo (30), o Brusque volta a jogar no Augusto Bauer, pela Série C, contra o Ituano.

Ficha técnica

Brusque

Zé Carlos; João Carlos (Edílson), Ianson, Éverton Alemão e Airton; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus (Emerson Martins) e Thiago Alagoano; Alex Sandro (Dandan), Geovane Itinga (Fabinho) e Marco Antônio (Eliomar): Técnico: Jerson Testoni

Brasil-Pe

Rafael Martins; Rodrigo Ferreira (Maicon Silva), Leandro Camilo, Héverton e Mateus Mendes (Dellatorre); Sousa, Bruno Matias, Bruno Santos e Gegê (Luiz Henrique); Danilo Gomes (Wellington Simião) e Gabriel Proveda (João Ananias). Técnico: Hemerson Maria 

Gol: Marco Antônio (Bru), aos 38min, no primeiro tempo;

Árbitro: Wagner Reway, auxiliado por Oberto da Silva Santos e Kildenn Tadeu Morais de Lucena (trio da PB)

Expulsões: Dellatorre (Bra) e Bruno Santos (Bra)

Cartões amarelos: João Carlos, Edílson, Thiago Alagoano (Bru); Héverton, Bruno Matias (Bra)