Opinião

Coluna Giro Político

Extraordinárias

O presidente da Câmara, Alécio Espínola, convocou os vereadores para duas sessões extraordinárias nesta quinta-feira (27), a partir das 14h30, para votarem o Projeto de Lei 90/2020, que estabelece como órgão executivo municipal de trânsito a Transitar (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), cria o Fundo Municipal de Trânsito, cria a Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e estabelece o EstaR (Estacionamento Regulamentado). Alécio liberou os vereadores de escolherem a participação presencial ou remota.

Liberdade de imprensa

Após autorizar o ingresso dos jornalistas no auditório, durante a sessão de ontem, Alécio enalteceu o trabalho da imprensa, ao citar as constantes críticas do presidente Jair Bolsonaro: “A imprensa é imprescindível ao desenvolvimento do nosso país”.

Fura fila

O vereador Fernando Hallberg protocolou requerimento para saber do Município informações a respeito da fila de cirurgias eletivas, e quantas foram realizadas em Cascavel. Ele quer tentar entender se (e como) é possível furar fila, lembrando do episódio da semana passada, no qual um ex-assessor parlamentar foi preso ao pedir dinheiro a uma paciente do SUS.

Novo trevo

O diretor-superintendente da Ecocataratas, Sílvio Caldas, vai participar como convidado especial da reunião empresarial on-line da Acic da noite desta quinta-feira (27). A intenção é que ele dê detalhes do cronograma de obras de reestruturação do trevo e detalhe os trabalhos previstos e a estimativa de tempo para conclusão. Há uma semana e meia o governador Ratinho Junior esteve em Cascavel para assinar a ordem de serviço, contudo, a “mão na massa” deve começar mesmo só em outubro. Como o encontro é virtual, será possível acompanhar a reunião pelo perfil da Acic no Instagram e no Facebook.

Desapropriações

Um (nada pequeno) detalhe que vem sendo tratado sem muita publicidade é a desapropriação de quatro áreas que serão afetadas com o novo traçado. A reportagem tenta descobrir a quem as áreas pertencem e quais os valores na mesa, mas ainda não chegou às informações. A única garantia é de que esse assunto não vai travar as obras (que só podem começar depois de resolvido).

Fechem as torneiras

A Sanepar comunicou ontem seus acionistas que vai reajustar as tarifas de água e esgoto em 9,62% a partir de 31 de outubro. O reajuste foi aprovado pelo conselho diretor da Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná), que informou que “eventuais perdas de receita decorrentes da não aplicação do índice na data-base poderão ser objeto de análise quando do início do processo de revisão tarifária, previsto para o ano de 2021”. O último reajuste foi aplicado ano passado, de 12,3%.