Sete projetos foram selecionados este ano por meio de edital e, entre eles, está o espetáculo “O céu de Valentim”, que vai percorrer 13 cidades do Paraná a partir de 8 de maio. A entrada é gratuita, com a opção de ingresso solidário e a doação espontânea de 1 quilo de alimento não perecível.
Em “O Céu de Valentim”, Eduardo Giacomini e Olga Nenevê encenam a jornada fantástica de um menino que recebe a visita de um anjo e parte em busca de seu pai, na companhia de sua avó. No caminho, carregando todos os pertences, eles encontram pistas, conhecem diferentes figuras e entram em contato com difíceis situações, como o medo, o cansaço e as despedidas. O confronto entre a pobreza e as surpresas do caminho redimensionam os espaços do corpo, da natureza e da possibilidade de reescrever a própria história.
A peça combina projeções durante toda a encenação, com imagens simbólicas, como um elefante, que representa o “despertar” como instrumento de ação ou tomada de consciência; o céu, em diferentes cores, horários e distâncias, ilustra a possibilidade de transcender situações e estados de espírito, além da plenitude de nossas buscas.