Cotidiano

Mais quatro meninos são retirados de caverna

Oito meninos já deixaram a caverna Tham Luang e passam bem. Cinco pessoas ainda permanecem na cavidade subterrânea, onde entraram no dia 23 de junho. Ontem, mais quatro foram resgatados. Agora, cinco pessoas permanecem na cavidade subterrânea, onde entraram no dia 23 de junho.

Os quatro garotos passam bem e foram levados para o hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 quilômetros da caverna.

Inicialmente, o governo tinha previsto a retirada de três meninos nesse segundo dia de resgate, mas, com base no sucesso da operação do domingo, mais quatro foram trazidos à superfície nessa segunda-feira. Cada menino precisa de ao menos três mergulhadores para sair da caverna, devido ao alto risco.

Os nomes dos resgatados não foram divulgados oficialmente. As cinco pessoas que ainda estão nas galerias subterrâneas estão em bom estado de saúde.

O comandante das Forças Armadas tailandesas afirmou que em mais três dias todo o grupo estará fora da caverna.

Apesar de o segundo dia de resgate ter corrido bem, a próxima fase "vai depender de todas as condições", segundo o vice-comandante do Exército da Terceira Região do Exército da Tailândia.

A operação de resgate é bastante complexa e perigosa: as galerias subterrâneas estão completamente escuras. O grupo precisa atravessar um trecho inundado e depois percorrer outro com um relevo bastante acidentado. Alguns dos meninos não sabem nadar. Todos precisaram aprender técnicas de mergulho às pressas.